Notícias
The impact of COVID-19 on TB care in Brazil
O estudo concluiu que a pandemia de COVID-19 provocou uma redução da notificação de novos casos de TB no estado de Pernambuco.
O artigo científico intitulado “The impact of COVID-19 on TB care in Brazil” foi publicado, em meados de 2023, na Revista International Journal of Tuberculosis and Lung Disease e tem como objetivo alertar para a tuberculose-TB como um grave problema de saúde pública, que afeta o mundo há milênios, e analisar o impacto da pandemia de COVID-19 nos registros de casos de TB no estado de Pernambuco, Brasil.
A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade e o Observatório de Análise Situacional em Saúde - OASIS, ambos vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.
Para a realização da pesquisa, foram utilizados todos os diagnósticos de TB em Pernambuco. Os dados foram extraídos do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). A análise compreendeu o período pré-pandemia (2015-2019), utilizando esses dados como base para a projeção dos valores esperados nos anos de 2020 e 2021, permitindo assim a visualização do impacto da pandemia.
Os resultados do estudo demonstraram uma redução de 8,5% no número de novos casos de TB em Pernambuco durante o ano de 2020, indicando uma subnotificação de pelo menos 392 pacientes, além da redução de 8,7% da taxa de incidência.
Por outro lado, três das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) analisadas apresentaram, em 2020, um número maior de diagnósticos do que o esperado, sendo elas: Limoeiro, Afogados da Ingazeira e Petrolina.
Em 2021, houve um pequeno aumento (1,1%) no número de novos casos de TB em Pernambuco, o que correspondeu a 0,2% na taxa de incidência. Das 12 Geres analisadas, seis apresentaram um número maior de diagnósticos do que o esperado, com destaque a região de Caruaru.
Desse modo, o estudo concluiu que a pandemia de COVID-19 provocou uma redução da notificação de novos casos de TB no estado de Pernambuco.
O artigo foi produzido por um residente de Medicina da Família e Comunidade, demais colaboradores e teve a orientação do professor de medicina e coordenador do OASIS, Dr. Carlos Dornels.
Texto: Phoebe Silva
Edição: Adeilton Júnior
Jornalista DRT 5037/BA
ASCOM OASIS
Acesse o trabalho completo em: https://www.ingentaconnect.com/content/iuatld/ijtld/2023/00000027/00000012/art00012