Corpo Docente
Docentes Permanentes
Prof. Dr. Alencar de Miranda Amaral
É graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista e mestre em Ciência da Religião pela UFJF, e doutor em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é colaborador do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia Universidade Federal de Pernambuco, e professor dos cursos de graduação em Arqueologia e Preservação Patrimonial e de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), ministrando as disciplinas História Indígena I e II, Introdução a Antropologia, História do Brasil Colonial, Métodos e Técnicas Arqueológicas III e IV; Teoria Arqueológica II. Tem experiência em pesquisas relacionadas as seguintes áreas temáticas: Arqueologia Pré-colonial, Arqueologia Histórica, História do Brasil Colonial, Preservação Patrimonial, História Indígena, Etnologia indígena, Etno-história e Antropologia da Religião.
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares" e "Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural"
Contato: alencar.amaral@univasf.edu.br
Profa. Dra. Gisele Daltrini Felice
Gisele Daltrini Felice é graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (1988), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, área de concentração Pré-História (2000) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, área de concentração Pré-História (2006). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, professora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco e pesquisadora da Fundação Museu do Homem Americano. Tem experiência na área de Arqueologia e Geomorfologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia Pré-histórica, Geoarqueologia, Estratigrafia, Geomorfologia, Técnicas em Prospecção e Escavação Arqueológica e Arqueologia Experimental.
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares" e "Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural"
Contato: gisele.dfelice@univasf.edu.br
Profa. Dra. Jaciara Andrade Silva
Sou Arqueóloga, especialista em Bioarqueologia, com graduação, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, sou professora no Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial da UNIVASF e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia onde leciono disciplinas específicas da Bioarqueologia ou da Arqueologia em Geral. Minhas pesquisas se concentram em bioarqueologia, com foco na análise de restos ósseos humanos e nos contextos funerários em que estão inseridos, além de pesquisas em cemitérios e igrejas históricas. Atuei em projetos de campo no Brasil e no Equador, investigando práticas mortuárias em sítios pré e pós-coloniais. Busco entender como os rituais, os materiais ósseos e os artefatos associados revelam aspectos culturais e simbólicos das sociedades do passado, além de atuar nas interpretações e cultura material em geral na Arqueologia. Desenvolvo projetos e oriento trabalhos em Bioarqueologia, Arqueologia e Antropologia Forense além de temas como Desenho Arqueológico e História da Arte aplicado à Arqueologia.
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares"
Contato: jaciara.andrade@univasf.edu.br
Prof. Dr. Leandro Elias Canaan Mageste
Doutor em em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo/MAE-USP (2017), Mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo/MAE-USP (2012) e Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF (2008). Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Desde 2014 é Professor Adjunto do Colegiado de Arqueologia Preservação Patrimonial e; em 2019, do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPARQUE-UNIVASF). É Coordenador do Laboratório de Preservação Patrimonial. Tem atuação na área da Arqueologia e suas interfaces disciplinares, com ênfase nos temas de Teoria e Método em Arqueologia, Estudos de Cultura Material, História da Arqueologia, Musealização da Arqueologia e Patrimônio Cultural.
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares" e "Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural"
Contato: leandro.mageste@univasf.edu.br
Prof. Dr. Leandro Surya C. de Oliveira Silva
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), mestrado em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Arqueologia pela Universidade do Porto (2011). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Teoria e Método em Arqueologia, com pesquisas em Geoarqueologia envolvendo Geofísica e Arqueologia para prospecções de sítios.
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares" e "Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural"
Contato: leandro.surya@univasf.edu.br
Prof. Dr. Marcus Vinícius Santana Lima
É Professor Adjunto da Universidade Federaldo Vale do São Franciso, atuando na graduação de Licenciatura em História e no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia. É pesquisador nas áreas de Teoria da História e História Contemporânea, desenvolvendo estudos sobre as relações entre cultura e memória, narrativa e sensibilidade, tempo e cotidiano. Atualmente é vice-coordenador do Pparque e Conselheiro da Câmara de Ensino dessa instituição.
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares" e "Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural"
Contato: marcus.lima@univasf.edu.br
Profa. Dra. Maria Fátima Ribeiro Barbosa
Iniciei na vida científica, muito cedo, era estudante quando ingressei no Museu de Ciências Naturais em Porto Alegre, RS, para trabalhar como estagiária, no Núcleo de Vertebrados. Logo, houve uma fusão do Museu de Ciências Naturais, Jardim Botânico e Jardim Zoológico, surgindo a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, onde fui contemplada com bolsas de Iniciação Científica, Aperfeiçoamento e de Pesquisa, do CNPq. Tenho formação em Ciências, área de Biologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde também fiz meu Mestrado, cuja Dissertação foi desenvolvida em Herpetologia sob orientação do Prof. Dr. Thales de Lema. Posteriormente, cursei o Doutorado em Arqueologia na Universidade Federal de Pernambuco, onde desenvolvi uma tese em Zooarqueologia, sob a orientação da Dra. Niéde Guidon Na oportunidade foi possível aproveitar meus conhecimentos de taxonomia e osteologia animal, para desenvolver pesquisa em Zooarqueologia e Bioarqueologia. Devido ao meu modo particular de perceber nosso tempo, valorizo as interações humanas, as comunidades, a agroecologia, aprecio as trocas de experiências e os contatos humanos enriquecedores com as comunidades da região.
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares"
Contato: fatima.barbosa@univasf.edu.br
Prof. Dr. Mauro Alexandre Farias Fontes
Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Mestrado em História, Área de Concentração em Pré-História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorado em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UNIVASF (PPARQUE-UNIVASF). Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase em Pré- História do Nordeste do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Pré-história do Nordeste do Brasil, Arqueologia Pré-histórica, Teoria e Método em Arqueologia, Estudos de Cultura Material, História da Arqueologia, Preservação Patrimonial e Estudos Étnico-Raciais.
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares" e "Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural"
Contato: mauro.farias@ufape.edu.br bru
Profa. Dra. Nívia Paula Dias de Assis
Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, linha de pesquisa Cultura e Etnicidade (2022). Mestra em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Licenciada em História pela Universidade Estadual do Piauí (2004). Atualmente é Professora Associada D-1 do Colegiado de Arqueologia Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (CARQUEOL/UNIVASF), professora do Programa de Pós-graduação em Arqueologia da UNIVASF (PPARQUE) e coordenadora do Laboratório de Representação dos Espaços Arqueológicos (LABRESPARQ/UNIVASF).
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares" e "Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural"
Contato: nivia.assis@univasf.edu.br
Prof. Dr. Rodrigo Lessa Costa
Doutor em Arqueologia pelo Museu Nacional da UFRJ, Mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco, e graduado em história pela Universidade Federal de Alagoas. Desenvolve pesquisas com tecnologias arqueológicas perecíveis, incluindo o estudo de coleções arqueológicas e etnológicas; educação patrimonial e musealização da arqueologia. Docente do Programa de pós-graduação em Arqueologia e do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf, Campus Serra da Capivara; Coordenador do Laboratório de Arqueologia Pré-histórica (LAPHIS Univasf).
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares" e "Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural"
Contato: rodrigo.lessa@univasf.edu.br
Profa. Dra. Vanessa Linke
Sou formada em geografia, possuo mestrado em geografia com pesquisa interessada em percepção e construção de paisagens na pré-colonialidade a partir de vestígios gráficos rupestres. Possuo doutorado em Arqueologia, pelo MAE-USP, desenvolvendo pesquisa com vestígios gráficos rupestre do estado de Minas Gerais. O início de minha trajetória como acadêmica possui relações profundas no estudo da pré-colonialidade, envolvendo paisagem e registros gráficos, sobretudo. No pós-doutorado, realizado junto ao PPGAN-UFMG, desenvolvi projeto de análise de material cerâmico dos abrigos de Diamantina e região em comparação com materiais encontrados em contextos claramente de ocupação histórica/colonial do contexto urbano de Diamantina. Em outro, desenvolvi pesquisa junto à Reserva Técnica do Museu de Ciências Naturais da PUC-BH, a fim de se construir um protocolo de gestão de materiais abrigados através de endosso institucional ou doação. Entre pesquisas acadêmicas, me envolvi em equipes de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico em processos de licenciamento ambiental. Em 2017, me tornei professora da Univasf e por demandas do próprio ofício, passei a me dedicar a contextos contemporâneos de estudo em comunidades rurais do Piauí, sem contudo manter pesquisas com vestígios gráficos rupestres da Área Arqueológica Serra da Capivara. Assim, minhas áreas de atuação movimentam-se pelos tempos e pelas materialidades.
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares" e "Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural"
Contato: vanessa.linke@univasf.edu.br
Docentes Colaboradores
Profa. Dra. Ana Stela de Negreiros Oliveira
Possui Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí ( 1983). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História Colonial, História do Piauí, História Indígena, Arqueologia Histórica e Patrimônio Cultural.
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural"
Contato: anastelanegreiros@hotmail.com
Prof. Dr. Bruno Vitor de Farias Vieira
Arqueólogo e Preservador do Patrimônio. Sou natural de São Raimundo Nonato (PI) e atualmente Professor Adjunto do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial e Colaborador do Programa de Pós-graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Minha formação acadêmica tem como graduação o bacharelado em Arqueologia e Preservação Patrimonial (UNIVASF/2015) e mestrado e doutorado Arqueologia pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe (PROARQ/UFS). Atuo e me profissionalizo nas áreas da Arqueologia Pública e Colaborativa, Arqueologia Histórica, Preservação e Educação Patrimonial, Arqueologia da Escravidão e de Quilombos e Turismo de Base Comunitária, principalmente associados ao contexto do semiárido e do sertão. Desenvolvo desde 2013 pesquisas arqueológicas colaborativas inseridas no Território Quilombola Lagoas (PI). Também possuo experiência no planejamento e execução de trabalhos de educação patrimonial, levantamento e avaliação de impacto aos bens culturais tombados e estudos de componente quilombola no seio de licenciamentos ambientais e arqueológicos. Em 2010 fui Embaixador Jovem do Patrimônio da Humanidade do estado do Piauí (IPHAN/UNESCO) e, consequentemente, premiado com a medalha da 3ª edição do prêmio HI-Christina Cameron Youth Award 2010 (IPHAN/UNESCO/HOSTELING INTERNATIONAL).
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural"
Contato: bruno.vitor@univasf.edu.br
Prof. Dr. Flávio Augusto de Aguiar Moraes
Licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco (2005), e mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Doutor em Arqueologia pelo Programa de Pós-graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve pesquisas sobre os aspectos funerários e o perfil biológico dos grupos "tapuia" do Nordeste do Brasil. É professor do curso de História da Universidade Federal de Alagoas - UFAL-Campus do Sertão, onde leciona as disciplinas Antropologia Cultural, Arqueologia e História Indígena. É coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos-UFAL/Campus Sertão e investigador do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde-CIAS da Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia pré-histórica e Bioarqueologia. Atualmente tem se dedicado a estudos arqueológicos em contextos funerários, especialmente nas zonas semiáridas da região Nordeste do Brasil.
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares"
Contato: flavioaguiarac@gmail.com
Prof. Dr. Waldimir Maia Leite Neto
Formado na graduação em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Pernambuco (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2020) em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Atualmente é Professor do Curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial, do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Coordenador do Laboratório de Arqueologia Histórica (LAH) da Universidade Federal do Vale do São Francisco; Pesquisador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológico NEPA/ICS/UFAL. Tem como interesse de pesquisa os seguintes temas: tecnologia lítica; grupos ceramistas; métodos e técnicas de pesquisa de campo e laboratório (contexto pré-colonial e histórico).
Linhas de Pesquisa: "Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares"
Contato: waldimir.leiteneto@univasf.edu.br
ANTERIOR
Prof. Dr. Antoine Lourdeau - Colaborador entre 2019 e 2020
Profa. Dra. Vivian Karla Sena - Permanente entre 2019 a 2022
Profa. Dra. Janaina Carla dos Santos - Permanente entre 2019 - 2022
Prof. Dr. Gustavo Neves de Souza - Permanente entre 2019 - 2022