Você está aqui: Página Inicial > CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

publicado 12/11/2021 16h37, última modificação 31/01/2024 16h46

Apresentação

 

A Extensão Universitária surgiu na Inglaterra, no século XIX, como “educação continuada” destinada à população adulta que não tinha acesso a universidade. No Brasil, o Decreto do Estatuto das Universidades Brasileiras de 1931 não mencionou a extensão como uma função da universidade, limitando-se a divulgação de pesquisas direcionadas para uma população mais instruída. Foi no início da década de 60 que a extensão iniciou como conhecemos hoje, indissociável do ensino e pesquisa, tomando corpo quando surgiram ações de compromisso com as classes populares e com a intencionalidade de conscientizá-las sobre seus direitos.

A ideia de curricularização da extensão universitária no Brasil surgiu primeiramente no PNE-Plano Nacional de Educação 2001 -2010, em suas metas 21 e 23, instituindo a “obrigatoriedade de 10% dos créditos curriculares exigidos para a graduação, integralizados em ações extensionistas”; sendo reafirmada no PNE em 2014-2023, na sua estratégia 7 da meta 12. No entanto, com a Resolução CNE/CES 7/2018, a Extensão Universitária recebeu nova conceituação em seu Art. 3º: “Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da educação e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente como o ensino e a pesquisa”.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco iniciou suas atividades para a efetivação da curricularização da extensão em 2016, com comissão presidida pela Pró-reitora de Extensão Profa. Dra. Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, caminhando para a finalização da construção coletiva da Minuta de Resolução da Curricularização em 2021, uma vez que no evento promovido pela PROEX sobre esta temática foi lançada uma última consulta pública antes do seu encaminhamento para aprovação no CONUNI permitindo que a UNIVASF trace um plano de implantação.

Disponibilizamos nesse site informações básicas que podem orientar a comunidade acadêmica na implementação da Curricularização da Extensão Universitária, até a aprovação da Minuta da Resolução no CONUNI e aproveitamos para informar que a PROEX, está à disposição para apoiar os colegiados de graduação nesse processo.

 

Debate sobre o tema na UNIVASF


Abaixo, encontram-se disponibilizados documentos sobre as ações de curricularização da extensão no âmbito da UNIVASF e na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica:

Reuniões e Informações sobre a Curricularização na UNIVASF – Calendários cumpridos, Comissões e Informações sobre as reuniões relacionadas à curricularização da extensão no âmbito da UNIVASF.

Gravação da palestra da Profa. Lucia Marisy Souza Ribeiro no Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SENCE Rede Federal): Cerimônia de Abertura, Mesa Redonda: ‘Curricularização da Extensão: possibilidades e desafios’; composta pela Profa. Lucia Marisy Sousa Ribeiro de Oliveira (UNIVASF), Profa. Olgamir Amâncio – Decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB) e a Mediadora: Profa. Geísa D´Ávila Ribeiro Boaventura Pró-Reitora de Extensão do IF Goiano; que foi transmitido pelo IF São Paulo.

 



 

Card do Evento sobre Curricularização da Extensão Universitária - Chamada para a palestra da Pró-reitora de Extensão na Univasf, Profa. Dra. Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira e momento de discussão pública sobre a temática.

 

Arte de Divulgação - Chamamento Público.png

 

Evento sobre Curricularização da Extensão Universitária – Evento realizado pela PROEX para finalização da discussão do tema junto à comunidade da UNIVASF e lançamento da última consulta pública.

 



 

Consulta Pública – Chamamento para consulta pública durante o período de 13 a 20 de novembro de 2021, podem contribuir todos da comunidade acadêmica da Univasf e a comunidade externa beneficiada pelas ações de extensão; após este período serão compiladas e avaliadas as contribuições recebidas e em seguida encaminhada a minuta para os conselheiros do Conselho Universitário para votação na reunião do CONUNI.

 

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVASF


RESOLUÇÃO Nº 03/2022 -  Dispõe sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

INSTRUÇÃO NORMATIVA INTERSETORIAL Nº 01/2022 - PROEX/PROEN

 

Documentos normativos da extensão nacional


Abaixo, encontram-se disponibilizadas as principais normas relativas à extensão no âmbito nacional:

Lei 13005.14  - Aprova o Plano Nacional de Educação

Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 - Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. 

Parecer CNE/CES nº 498/2020 – Prorrogação do prazo de implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

 

Inserção da curricularização da extensão em outras IES


Abaixo, encontram-se disponibilizados documentos sobre a implantação da curricularização da extensão em outras instituições de ensino superior:

RESOLUÇÃO Nº 25/2017 - CONSEPE - UERN - Regulamenta a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

RESOLUÇÃO Nº 28/CEPE, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2017 - UFC - Dispõe sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

RESOLUÇÃO Nº 12/2015, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015 - UFMG - Cria e regulamenta a Formação em Extensão Universitária na UFMG.

RESOLUÇÃO CEG Nº 02/2013 - UFRJ - Regulamenta o registro e a inclusão das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFRJ.

Contatos


Para entrar em contato sobre a curricularização na UNIVASF envie e-mail: 

proex.dex@univasf.edu.br