Você está aqui: Página Inicial > PROEX > A PROEX

Pró-Reitoria de Extensão

Extensão Universitária é um conjunto de ações pedagógicas de curto, médio e longo prazos, de caráter orgânico-institucional teórico e/ ou prático, cujo objetivo primordial é dar visibilidade ao que se produz no ensino e na pesquisa, refletindo a indissociabilidade das funções acadêmicas da universidade. Inclui uma série de atividades, como oficinas, workshops, laboratórios, seminários, cursos, simpósios, conferencias, projetos, programas, encontros, assessoramento e prestação de serviços à comunidade. Trata-se, como orienta o Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas Brasileiras, através do Plano Nacional de Extensão, de (...)processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

Na UNIVASF, a extensão também é um instrumento político que tece as relações com as comunidades, rompendo velhos paradigmas, criando novos fazeres e arriscando-se fora das paredes da Universidade, oxigenando-se e construindo uma práxis revolucionária e transformadora voltada para os interesses da maioria da população.

As práticas extensionistas, na Pró-Reitoria de Extensão da UNIVASF, são marcadas pelo diálogo, pela valorização dos saberes populares, pela ação de mão dupla, rompendo com a hegemonia acadêmica e construindo a interação entre as pessoas, permitindo ao aluno uma formação cidadã, responsável e sensível aos problemas sociais.

Pró-Reitor

deranor.jpeg

Prof. Deranor Gomes de Oliveira

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Petrolina (PE) - FACAPE, licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, especialista em Administração rural pela Universidade Federal de Lavras (MG) - UFLA, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espirito Santo - UFES e Doutor em Gestão - Empreendedorismo pela Universidade de Évora - UEvora (Portugal). É membro do Comitê Científico da Enactus Brasil e parecerista de diversas revistas científicas. Atualmente atua nas seguintes áreas do conhecimento: Empreendedorismo, Inovação e Educação para o Empreendedorismo. Coordenou atividades de empreendedorismo na UNIVASF, sócio fundador da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Pequenas Empresas (Anegepe), professor conselheiro da ENACTUS UNIVASF, coordenador do Núcleo Temático Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido, coordenador de projetos de extensão: "II Startup Weekend Petrolina" e "Caatinga Empreendedora", autor de dois capítulos de livros e coordenador do V Simpósio de administração da UNIVASF.


Lattes