Você está aqui: Página Inicial > EQUIPE PROEX VISITA MERCADO PRODUTOR E ESTABELE PARCERIA - Proex Univasf em Ação

publicado: 09/09/2020 18h01 última modificação: 09/09/2020 18h01

Uma equipe da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) visitou o Mercado do Produtor, localizado no município de Juazeiro (BA), no dia 03/09/20, com o objetivo de estabelecer uma parceria que poderá por fim ao desperdício de alimentos.

O Mercado Produtor de Juazeiro é o quarto maior entreposto de distribuição de alimentos do país, com movimentação de cerca de 1.500.000 toneladas de alimentos por ano. Ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Toda esta movimentação gera em torno de 19 toneladas de resíduos por dia, dos quais 14 toneladas são de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras). A maior parte é desperdiçada e levada para o aterro controlado da cidade. Estima-se que cerca de 5% do total seja reaproveitado nos programas vinculados aos Centros de Referência de Assitência Social (CRAS), creches, escolas e instituições filantrópicas.

A estimativa é de aumento considerável nestes volumes nos próximos anos, em virtude da transferência do Mercado do Produtor para outra área cerca de 15 vezes maior do que a atual. Mudança que poderá alavancar o entreposto para a segunda colocação nacional em volume de mercadorias do país.

PARCERIA

A parceria que está sendo fomentada entre a Univasf e a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), responsável pelo Mercado do Produtor, prevê o reaproveitamento destes resíduos para alimentação humana, alimentação animal, compostagem e produção de energia com biodigestores.

Estiveram presentes na visita o Pró-Reitor de Extensão, Deranor Oliveira, o Diretor de Extensão, Paulo Ramos, o Diretor do Espaço Plural e do DACC, Ubiratan Alves, o presidente da AMA, Auremilton Costa, além de professores, estudantes e demais integrantes da AMA.

O próximo passo é o desenvolvimento de um projeto institucional da Univasf que contemple o enfrentamento das problemáticas locais e o envolvimento dos vários professores e projetos que trabalham com temáticas pertinentes e tenham interesse de participar.

Para tanto, a PROEX já planeja uma ampla reunião para o mês de Outubro com todos os professores, pesquisadores e estudantes interessados em participar.

F1.jpg
F2.jpg