Você está aqui: Página Inicial > Paginas > Espaço Plural > Professores da Univasf realizam visita técnica ao Cesol Piemonte da Diamantina e Municípios

publicado: 15/03/2023 07h47 última modificação: 15/03/2023 07h48

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Piemonte da Diamantina e Municípios recebeu a visita de docentes da UNIVASF, que atuam no mestrado Profissional de Extensão Rural e no Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial.

O encontro na última sexta (10.mar.2023), teve como foco selar parceria para auxiliar a pesquisa cientifica do mestrado acadêmico em extensão rural que ocorrerá na comunidade quilombola de Tijuaçu, zona rural do município de Senhor do Bonfim.

A cooperação do Cesol visa aproximar os empreendimentos solidários da localidade, que estão na sua carteira ativa e produzem bens e serviços. O intuito é compreender a rede local de produção, comercialização e impactos junto aos moradores remanescentes quilombolas.

O mestrado consiste em pesquisar a temática para que seja possível desenvolver uma dissertação sobre o assunto, que, ao fim do período do curso, será defendido para uma banca avaliadora. A dissertação de mestrado está sendo conduzida pela aluna - pesquisadora, Tina Tavares.

Participaram do diálogo , a professora doutora Lucia Marisy, o professor doutor ,René Cordeiro Júnior, a coordenadora Administrativa do Espaço Plural da UNIVASF, Maria Auxiliadora Tavares (Doura) e a mestranda em Extensão Rural, Tina Tavares.

Romário Meira, presidente da ADESBA, aluno do Mestrado em Extensão Rural na UNIVASF ,que também desenvolve pesquisa cientifica sobre o tema da economia solidária e o coordenador- geral do CESOL , Nilo Ramos - aluno do doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial.

“A pesquisa e a extensão precisam andar unida com a economia solidária, possibilitando cada vez mais a melhoria de produtos e processos”, ressaltou Nilo durante o encontro.

A reunião também contou com o presença do ex-vereador Carlos de Tijuaçu e o agente de vendas do Cesol, Daniel Rocha.

O território Quilombola de Tijuaçu fica a 18 km de Senhor do Bonfim e cerca de 354 km de Salvador. Possui uma população aproximadamente de 5.000 habitantes, (IBGE 2010), sendo que 90% são negros, os 10% restantes são brancos que em geral são os comerciantes do povoado, eles saíram de outras regiões para instalar comércio, no distrito.

Fonte: CESOL Piemonte da Diamantina