LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
- ARQUIVO DE ORIENTAÇÕES
- CORPO DOCENTE
- DISCIPLINAS LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS ANO I - 2016/2017
- DISCIPLINAS LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS ANO II - 2017/2018
- EMENTÁRIO DO CURSO
- MATRIZ CURRICULAR
- PORTARIA nº 565, AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO - MEC
- PPC CIÊNCIAS SOCIAIS PRONERA
- REQUERIMENTO GERAL
APRESENTAÇÃO
- DESCRIÇÃO DO CURSO
O licenciado em Ciências Sociais tem como área de atuação privilegiada a docência na Educação Básica, ou seja, atuará em escolas ou outras instituições educacionais públicas e privadas da educação básica no país, estando habilitado e qualificado a ensinar as disciplinas que compõem o corpus das ciências sociais, a saber: Sociologia, Antropologia e Ciência Política, bem como dar consultoria, planejar ou quaisquer outras atividades relacionadas ao assunto que estejam dentro de sua competência.
O projeto para o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais preconiza um tratamento igualitário e integrado entre o bacharel e o licenciado, procurando responder a dupla dissociação tradicionalmente envolvida no modelo tradicional de formação de professores: a separação entre o domínio das ciências sociais e sua adequação aos processos de ensino-aprendizagem, mas também, a dissociação entre o ensino das teorias e métodos educacionais e a prática concreta das atividades de ensino em sala de aula e do trabalho com o coletivo escolar.
Compreendendo que a prática docente pressupõe a capacidade de interpretar e problematizar, além de formar competências e habilidades na produção do ensino das ciências sociais (Sociologia, Antropologia, Ciência Política), é fundamental, para o entendimento sistemático da complexidade, não apenas da vida social, mas do próprio processo pedagógico, que os conteúdos sejam articulados com os objetivos do ensino básico, desnaturalizando concepções ou explicações dos fenômenos sociais; abrindo aos estudantes a consciência de processos e estruturas condicionadoras da vida social, mas também do caráter ativo da conduta e sua importância na mudança social.
Ao se eleger a cidadania como princípio elementar da educação escolar, necessário se faz favorecer experiências que apontem na direção de valores e práticas democráticas que estimulem uma participação social efetiva. A prática escolar, a relação professor/aluno na sala de aula e fora dela, a relação administração escolar e professores; administração escolar e comunidades de pais etc, precisam estar abertas à discussão e à participação dos envolvidos nesse processo. Nessa perspectiva, a investigação sociológica, antropológica e política pode ser indispensável.
A Licenciatura em Ciências Sociais constitui um canal direto de comunicação e influência entre o ensino superior e os demais níveis de ensino e representa uma grande responsabilidade social da universidade. A formação de professores do ensino básico encontra hoje a oportunidade de ganhar o dinamismo e a qualidade tão necessários para elevação da cidadania e empregabilidade das classes populares, assim como, para a elevação do nível de preparo dos ingressantes no ensino superior, considerando que a atividade acadêmica do curso é voltada justamente para o exercício da reflexão e da visão crítica da realidade.
Nas sociedades pós-modernas, mais do que nunca a universalização do saber é considerada algo desejável sob o ponto de vista social, no sentido da melhoria da qualidade de vida da população. A incorporação plena dos indivíduos na vida social, econômica e política do país está diretamente relacionada com seu nível educacional, o que lhes permitem participar da construção sociocultural do ambiente do qual fazem parte. É a partir da educação e da cultura que todos têm acesso à informação e aos conhecimentos necessários para usufruir e / ou criar os recursos e serviços disponíveis na sociedade; engajar-se nela através do trabalho; cuidar melhor de si e do seu grupo social em aspectos considerados importantes para a vida digna. Nesse sentido, torna-se indispensável que cada um adquira competências e conhecimentos que contribuam verdadeiramente para a melhoria do seu meio social. No entanto, vastas parcelas da população que não conseguem encaixar-se nesse perfil são empurradas para a periferia, excluindo-se do processo de desenvolvimento.
Também, por isso, a escola e o profissional que nela atua, necessariamente, tem que se constituir enquanto instrumento de questionamento dessa ordem social. Nesse sentido, o currículo procura articular as áreas do conhecimento, no âmbito teórico e prático, de tal forma que o aluno seja capaz de identificar os desafios colocados pela realidade e possa enfrentá-los através de uma formação humana e profissional, na qual o domínio do conhecimento articulado com a criatividade e a iniciativa permitam-lhe, integrar-se e intervir nela de forma eficiente e qualificada. Nesse contexto, as ciências sociais ganham força, exigindo docentes com boa formação inicial, que dialoguem com os seus alunos e os dilemas do seu tempo, sem descuidar-se da educação continuada e permanente.
Do ponto de vista social, o curso, por ser ofertado para as populações do campo, na perspectiva da Pedagogia da Alternância, preocupa-se em democratizar o acesso ao ensino superior de excelência a segmentos historicamente privados dessa oportunidade por serem trabalhadores diurnos, diversificando o perfil socioeconômico e ocupacional do seu público alvo e atendendo as demandas da sociedade. Além disso, essa diversificação traz para dentro da universidade uma riqueza cultural que contribui para a redefinição dos seus horizontes temático e cognitivo, com reflexos na organização curricular.
- PÚBLICO ALVO
Estudantes ligados aos movimentos sociais e sindicais do campo, beneficiários do Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária (PRONERA), conforme estabelecido no Decreto n.º 7.352/2012 e que estejam localizados nos seguintes municípios da área de abrangência da 29ª Superintendência Regional do INCRA: Abaré, Afrânio, Araripina, Bodocó, Betânia, Belém do São Francisco, Cabrobó, Cedro, Curaçá, Chorrochó, Carnaubeira da Penha, Dormentes, Exú, Floresta, Glória, Granito, Ibimirim, Ipubi, Inajá, Itacuruba, Jatobá, Lagoa Grande, Macururé, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Rodelas, Salgueiro, São João do Belmonte, Santa Maria da Boa Vista, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Serra Talhada, Trindade, Tacaratú, Terra Nova e Verdejante.