Você está aqui: Página Inicial > SETEMBRO AMARELO - MÊS DE PREVENÇÃO DO SUICIDIO - Proex Univasf em Ação

Notícias

SETEMBRO AMARELO - MÊS DE PREVENÇÃO DO SUICIDIO - Proex Univasf em Ação

publicado: 14/09/2020 18h42 última modificação: 14/09/2020 18h43

Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, o que significa, 1 pessoa a cada 40 segundos.

Para cada suicídio, 25 pessoas fazem uma tentativa e um número muito maior pensam seriamente nele.

Para cada suicídio, aproximadamente 135 pessoas sofrem intensamente.

Isso equivale a 108 milhões de pessoas por ano sendo profundamente afetadas pelo comportamento suicida.

No Brasil, ocorrem cerca de 12 mil suicídios todos os anos, são 32 suicídios por dia no país, média de 1 a cada 45 minutos.

Estima-se que até o final de 2020 poderá ocorrer um incremento de 50% na incidência anual de mortes por suicídio em todo o mundo, sendo que o número de vidas perdidas desta forma, a cada ano, ultrapassa o número de mortes decorrentes de homicídio e guerra juntos.

Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o suicídio como um dos maiores problemas de saúde pública, justificando a extrema importância no seu processo de prevenção. Nove em cada dez mortes por suicídio são possíveis de ser evitadas e as pessoas em sofrimento podem receber o acompanhamento adequado e a tempo de salvar suas vidas. É importante despertar a conscientização sobre o tema, utilizando informações condizentes, investimentos em políticas públicas mais eficazes e de combate aos estigmas. Dessa forma, o suicídio poderá deixar de ser visto como um tabu e encarado de uma vez por todas como um grande problema de saúde pública que demanda medidas urgentes. É preciso entender que falar sobre suicídio é uma necessidade e não uma forma de incentivar a prática.

Nesse sentido, desde 2014, o Setembro Amarelo é organizado nacionalmente, tendo o dia 10 deste mês como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas vale ressaltar que a campanha acontece o ano inteiro. O movimento visa sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a importância de se falar sobre o assunto e entender as questões que geram sofrimento, pois é preciso saber para agir e, assim, prevenir o suicídio.

e22.jpg