Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Univasf Sustentável e outras atividades da Propladi são apresentadas aos novos docentes do Campus Salgueiro

Notícias

Programa Univasf Sustentável e outras atividades da Propladi são apresentadas aos novos docentes do Campus Salgueiro

por última modificação: 06/08/2019 18h57

Docentes de Ciência da Computação, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Cezar Silva; o diretor de Planejamento, Ailson de Menezes Andrade e Célia Virginia Alves de Souza do Departamento de Patrimônio e Logística (DPL)Docentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção do Campus Salgueiro, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Cezar Silva; o diretor de Planejamento, Ailson de Menezes Andrade e Célia Virginia Alves de Souza do Departamento de Patrimônio e Logística (DPL).

Na última quarta-feira (31), a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), apresentou aos novos docentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção do Campus Salgueiro as atividades desempenhadas pela pró-reitoria, como os procedimentos de compra e aquisições de bens de consumo para o período vigente e o programa de gestão socioambiental Univasf Sustentável.

Dentre as ações desenvolvidas pelo programa Univasf Sustentável, através da Coordenação de Gestão Ambiental (CGA/DDI/Propladi), o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Cezar Silva, destacou a importância da participação da comunidade acadêmica na coleta seletiva de óleo residual de fritura, papel, pilhas e baterias. Além de promover à reciclagem evitando que resíduos perigosos sejam descartados no meio ambiente, a coleta também gera renda para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis conveniadas com a Univasf. Do mesmo modo estiveram presentes no Campus Salgueiro o diretor de Planejamento, Ailson de Menezes Andrade e Célia Virginia Alves de Souza do Departamento de Patrimônio e Logística (DPL).

testeDurante o encontro, os docentes tiveram acesso a 1ª edição da cartilha Univasf Sustentável, com dicas de sustentabilidade na economia de energia, água, redução no uso de plástico e papel, descarte correto de óleo residual de fritura, pilhas e baterias, instruções sobre como registrar possíveis vazamentos de água nas dependências da universidade e como utilizar corretamente o conjunto de coletores da coleta seletiva de plástico, vidro, metal, papel e não recicláveis. Os docentes também receberam o Kit Univasf Sustentável, composto por uma caneca de cerâmica da Serra da Capivara, para utilização no ambiente de trabalho visando a diminuição do uso de copos descartáveis na universidade. 

Em abril deste ano, a coleta seletiva foi implantada no Campus Salgueiro com a instalação de coletores nas áreas internas e externas, palestras para docentes e técnicos e treinamento da equipe de limpeza. Durante a implantação o programa Univasf Sustentável foi apresentado, em conjunto com as campanhas de sustentabilidade, o gerenciamento de resíduos e os resultados obtidos pela coleta seletiva no ano de 2018.