Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota de repúdio

Nota de repúdio

por publicado: 28/06/2019 00h00 última modificação: 23/04/2020 16h26

O Colegiado Acadêmico do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Senhor do Bonfim, repudia a violência desnecessária e desmensurada utilizada pelas forças policiais, acionadas pelo Ministério Público, durante as festividades de São João para reprimir uma manifestação cultural centenária que é a guerra de espadas neste município.

O Colegiado de Geografia solidariza-se com o sofrimento de todas as vítimas de tal violência, em especial com família da estudante da UNEB, Fabíola Cardoso teve um dos olhos feridos, o que levou a perda da visão do olho atingido por um tiro de borracha proferido pela polícia enquanto estava defendendo publicamente o direito de manifestar sua cultura.

A vida deve vir antes da cultura, sim, mas o que é a vida sem cultura?
“Um país sem cultura é um pais sem educação” (Fernanda Montenegro).
“Sem cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva.” ( Albert Camus).
“Cultura não se herda, conquista-se.” (André Malraux).

A cultura não deve ser reprimida com violência quando não queremos a cultuar a violência.

Colegiado Acadêmico do Curso de Licenciatura em Geografia/UNIVASF, Campus Senhor do Bonfim-BA.