Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

por Daniel Vieira de Sousa publicado 22/02/2021 19h17, última modificação 10/04/2023 16h08

GRUPOS DE PESQUISA

A Geografia Histórica 

Este grupo pesquisa trata de uma geografia histórica e de uma história territorial da expansão das forças produtivas capitalista (criação de um modo de vida urbano) e do desenvolvimento regional no Nordeste brasileiro. Pretende-se estudar as variadas propostas de modernização do território nordestino via políticas econômicas de desenvolvimento regional como a instalação da Companhia Hidro elétrica do São Francisco - CHESF, as políticas da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE as atuais políticas de desenvolvimento regional.

Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço (GEPPSE)

O grupo tem como objetivo fundamental de entender o processo de produção social do espaço. A criação deste grupo de estudos e pesquisa tem, inicialmente, o objetivo de reunir os subsídios para fomentar a pesquisa na instituição, mas também o ensino e a extensão. O grupo prevê como área de impacto a Região Geográfica do Vale do São Francisco, em especial a microrregião do Piemonte Norte do Itapicuru, mas possibilita a troca em níveis e escalas diversos.

Geografia, Trabalho e ontologia do ser social: Estudos sobre a essência da relação sociedade-natureza (GTOSS)

O grupo de pesquisas e estudos nasce com duplo objetivo. Primeiramente com a necessidade de superação das análises idealistas subjetivistas pautadas no apriorismo kantiano de analisar a relação sociedade e natureza que faz desencandear uma leitura gnosiológica e da teoria do conhecimento, negando assim uma leitura ontológica (da coisa em si) da realidade, por uma leitura da realidade enquanto representação. O segundo objetivo é trazer a tona a perspectiva metodológica (desfetichizada) e prática de uma geografia do trabalho como procedimento analítico do real, superando assim visões que analisem o espaço geográfico sem sujeitos concretos (geografia das estruturas) visando assim uma análise das mediações e processos para entendimento da essência do real.

Núcleo de estudos de Paisagens semiárias tropicais (NEPST) 

Este grupo almeja contribuir cientificamente para a tomada de decisões em ambientes semiáridos tropicais. Nesse sentido, pretende-se submeter projetos de pesquisa para as principais agências de fomento nacionais e internacionais, pretende-se também divulgar os resultados obtidos em eventos científicos e publicações em periódicos nacionais e internacionais de elevado fator de impacto.

Acesse o site do NEPST para saber mais.

Acompanhe também pela página no INSTAGRAN e canal no YouTube

Grupo de Pesquisa do Quaternário

O grupo pretende aprodundar o entendimento sobre como os sistemas climáticos que influênciam as mudanças climáticas globais respercutem na dinâmica da pedognênese, morfogênese, alterações fitofisionômicas e tambem as populações humanas pré-históricas. Também temos o interesse em questões relacionadas a fauna pleistocênica e o processo de fossillização. A biomineralização também é um tema central, principalmente porque o processo de biomineralização responde diretamente a estresses ambientais, sejam de ordem natural ou antrópica.