Você está aqui: Página Inicial > Geografia > Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos de Conclusão de Curso

por Daniel Vieira de Sousa publicado 24/02/2021 23h14, última modificação 18/06/2024 21h53

Formulário on-line para deposição de TCC's link https://forms.gle/aei9PVx9aFjLbhGh7. A Entrega das normas de TCC também deverão seguir as normas da UNIVASF e que poderão ser acessadas clicando aqui.

Consultas ao acervo da biblioteca pode ser feito clicando aqui

 

 2024

Jemina Felix dos Santos  - A (des)regularização Fundiária da Lei Estadual 12.910/2013 e Vivências da Comunidade de Fundo de Pasto São João- Andorinha (BA)

Jaíne de Jesus AmorimO Apagamento Histórico da Identidade dos Povos Originários em Missão do Sahy-BA

Amanda Neta de SouzaGeografia e Literatura: Análise da obra Torto Arado, de Itamar Vieira Junior

Ana Carla Oliveira RosaA introdução da literatura como estratégia didática no ensino de Geografia: uma aproximação com a obra O Quinze de Rachel de Queiroz

Cleisson de Moraes AlvesA Base Nacional Comum Curricular e a reforma do ensino médio: implicações para o ensino de Geografia

Joanderson Santos SilvaA pedagogia histórico-crítica e o ensino de Geografia: uma Geografia crítica para a classe trabalhadora

 

2023

Marícleia Neri dos Santos MoreiraAvaliação da viabilidade do uso de água da chuva em imóveis urbanos em Senhor do Bonfim-BA

Juniel Gama da SilvaA cartografia como recurso didático para o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental II

Vanessa Almeida dos SantosA palmeira licuri (syagrus coronata) sob a perspectiva biogeográfica e sua relevância socioeconômica no Semiárido.

 

2022

Antônio Felipe Rodrigues Santos - MAPEAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE IRECÊ-BA NOS ANOS DE 2008 E 2021.

Márcio Venicius da Silva - A CARTOGRAFIA DO RELEVO E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO PLANEJAMENTO DE AMBIENTES SEMIÁRIDOS TROPICAIS: ESTUDO DO MUNICÍPIO DE ITIÚBA (BA).

Daniella Souza Cardoso Da SilvaO ENSINO DE GEOGRAFIA VOLTADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Aplicações no Colégio Estadual Teixeira de Freitas

Natanael Batista FrançaMICROMORFOLOGIA DE SOLOS APLICADA A ESTUDO PALEOAMBIENTAL: ESTUDO DE CASO NA CAVERNA TOCA DE CIMA DOS PILÃO, NA REGIÃO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA

Jadson Costa do Nascimento JúniorESTRATIGRAFIAS QUE FALAM: Estudo paleoambiental na região do Parque Nacional Serra da Capivara por meio do depósito sedimentar no vale da Serra Branca.

Airton Souza da CruzGeografia em cena: o semiárido apresentado através do teatro e da literatura de cordel no espaço não formal de ensino.

Felipe da Silva CastroGeomorfologia E Planejamento: Aplicações No Distrito De Igara - Senhor Do Bonfim – Ba

Sayonara Gama Passos - O USO DA CARTOGRAFIA TÁTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Aplicações em Senhor do Bonfim (BA)

Hilton Figueiredo dos ReisAbordagem Sobre O Bioma Caatinga Nos Livros Didáticos De Geografia Dos Anos Finais Do Ensino Fundamental II em Andorinha- BA.

Eliel de Araújo AndradeAnálise dos impactos decorrentes de empreendimentos eólicos em Campo Formoso – Bahia.

 

2021

Érica SaaneRevisão teórica preliminar sobre a relação sociedade natureza à luz do capitalismo.

Paula Jeane França Aleixo JustinoA Educação escolar quilombola na comunidade remanescente de quilombo urbano do alto da maravilha, Senhor do Bonfim, BA

Ligiane da Silva Monteiro Cruz - “UTILIZAÇÃO DA MÚSICA ENQUANTO INSTRUMENTO DE ENSINO AO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II”

Railane CarvalhoUSO DO TIKTOK NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Elenaide CardosoUSO DE MAPAS TÁTEIS ENQUANTO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA INCLUSIVA

Gessivaldo AlvesUSO DA LITERATURA DE CORDEL ENQUANTO ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Felipe de Souza Reis - A CARTOGRAFIA DO RELEVO E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO PLANEJAMENTO DE AMBIENTES SEMIÁRIDOS TROPICAIS: ESTUDO DO MUNICÍPIO DE PINDOBAÇU

 Elaine Cardozo Dantas A (Re)produção do espaço da mineração na Serra da Carnaíba: Um olhar geográfico para a comunidade da Carnaíba, Pindobaçu-BA

Viviane Ferreira da Silva - A educação ambiental e o ensino da geografia: Desafios da formação, valorização profissional e oportunidades na abordagem interdisciplinar.

Elenilson Silva CostaA PRODUÇÃO DO ESPAÇO DE FILADÉLFIA-BA DE 1985-2022 SOB A PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA HISTÓRICA.

Valéria Cunha RodriguesCulturas tradicionais, geografia do envelhecimento e a perda das tradições na comunidade quilombola de São Tomé: Perspectivas a partir dos velhos moradores.

Cacilda de Souza Santos Análise do território e da territorialidade dos mototaxistas e a sua participação na mobilidade urbana da cidade de Senhor do Bonfim – BA

Anderson Barbosa da SilvaA convivência com o semiárido brasileiro na perspectiva do programa um milhão de cisternas – (P1MC).

Moises Azevedo de SantanaO contexto do semiárido brasileiro nos livros didáticos de geografia nos sétimos anos do ensino fundamental II em Filadélfia – BA.

Katiane Benevides GonçalvesA produção de cidade: Uma análise das transformações do espaço urbano na Cidade de Andorinha-BA (1989-2020)

Dayanne Nobre de MeloA música como ferramenta que auxilia na análise da construção do imaginário sobre o sertão nordestino: algumas reflexões. 

Marivaldo Damacena da Silva -  Mapeamento da proliferação do Aedes Aegyoti em Campo Formoso no período de 2015 a 2018.

 

2020

Vanicleia Rodrigues de Sousa Lima  - O LIVRO DIDÁTICO E A PEDOLOGIA: análise do estudo do solo nos livros didáticos de Geografia nos anos iniciais

Geane Carvalho Vieira - O uso do filme “diário de motocicleta” como linguagem didática para a geografia no ensino fundamental II

Lucélia Nascimento Silva Moura  - Uso da cartografia enquanto subsídio ao ensino de Geografia: O caso da comunidade de MIssão do Sahy - Senhor do Bonfm-BA.

José Erisvaldo dos SantosEstudo Documental do Desmatamento no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru no Período de 2014 a 2018

 

2019

Lourival dos Santos SampaioA educação ambiental no ensino de geografia, uma prática interdisciplinar/ Lourival dos Santos Sampaio  

Darlei Pereira da SilvaAnálise espacial de vulnerabilidade ambiental da Bacia hidrográfica que drena para a Barragem de Ponto Novo como ferramenta para o planejamento ambiental territorial

Juliana Silva Oliveira Construindo saberes: uma proposta de Formação Continuada para Professores de Geografia do Ensino Fundamental em Campo Formoso, Bahia.