Você está aqui: Página Inicial > Geografia > Sobre o Curso

Sobre o Curso

por admin publicado 23/04/2020 16h26, última modificação 08/11/2021 17h19

O CURSO

O curso de Licenciatura em Geografia da UNIVASF, aprovado com nota 5 na avaliação do INEP, concebe-se de acordo com a formação profissional do educador decorrentes da implementação da LDB, bem como das orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1996, 1998, 2000). Diante disso busca-se uma formação mais ampla dos alunos, constituída em um todo teórico e pedagógico, conectado a realidade de atuação profissional e se realizando a partir das necessidades da realidade social.
 

Imagem_SITE.jpeg

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, o ensino da Geografia deve priorizar uma nova relação teoria prática no que tange ao conhecimento geográfico. Isso ocorre por meio da formação de pessoas que possam compreender os impactos na revolução tecnológica-científica e da globalização na sociedade, a partir de uma visão geográfica crítica. Nessa perspectiva compreende-se a Geografia como uma ciência social e dessa forma, o profissional da área precisa entender as interrelações entre “o sujeito humano e seus objetos de interesse” (BRASIL, 2000, P.39). O curso de graduação de licenciatura em Geografia da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim, objetiva uma sólida formação acadêmica, focada nos aspectos socioambiental, político econômico, científico cultural e técnico, potencializam uma formação geocrítica pedagógico metodológica para atuação na educação nos níveis fundamental e médio com amplas concepções a respeito da necessidade de teorizações críticas, contextualização, desigualdade social, pluriculturalidade, globalização entre outros.

 

INFRAESTRUTURA

O curso de Geografia conta atualmente com quatro laboratórios: Geografia Humana, Geografia Física, Cartografia e Geoprocessamento, Ensino de Geografia. Além dos laboratórios disponíveis no campus de Senhor do Bonfim (Laboratórios de Informática, Física geral, Química geral, Biologia geral) também é comum a utilização de laboratórios disponíveis no campus de Juazeiro para atividades de pesquisa.

 

A BIBLIOTECA

O campus dispõe de uma biblioteca compartilhada para os três cursos (Ciências da Natureza, Ecologia e Geografia). Em se tratando de um curso recém criado, o acervo destinado à Geografia é inicial, o curso se serve das cotas institucionais para montar seu acervo de livros e realizar as devidas atualizações. Todo o material se encontra disponível no site da biblioteca. Vale salientar que além do acervo disponibilizado no campus Senhor do Bonfim o sistema integrado de bibliotecas da Instituição possibilita o empréstimo de livros de outras unidades e campi.

Para pesquisar o acervo disponível: clique aqui!

 

COORDENAÇÃO DE COLEGIADO

Os atuais coordenadores de curso são os professores Sirius Souza (Coordenador) e Daniel Sousa (Vice-coordenador), com mandato entre 01.11.2021 a 31.10.2023.

Anterior a esta coordenação tivemos:

Prof. Daniel Vieira de Sousa (Coordenador), Sirius Oliveira Souza (Vice-coordenador) 2020- 2021

Profa. Natália Mendes (Coordenadora - decana) 2019

Prof. Pedro R. C. Nobrega (Coordenador), Profa. Natália Mendes (Vice-coordenadora) 2017-2019

Prof. Átila Menezes LIma (Coordenador), Prof. Pedro R. C. Nobrega (Vice-coordenador) 2016-2017

Prof. Gustavo H. Negreiros (Coordenador), Prof. Átila M. Lima (Vice-coordenador) 2016