Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Anais da 1ª Semana de Geografia da UNIVASF

Anais da 1ª Semana de Geografia da UNIVASF

por Daniel Vieira de Sousa publicado 02/10/2023 18h02, última modificação 02/10/2023 18h03

O curso de Licenciatura em Geografia da UNIVASF relizou a 1ª Semana acadêmica de Geografia (https://semanageounivasf.wordpress.com/entre os dias 24 a 26 de maio de 2023.

É com grande prazer que disponibilizamos os anais do evento

                     Primeira_semana_Geografia

 Com o tema “ Educação, Capital, Território e os conflitos socioambientais no Centro Norte Baiano” este evento se desdobrou nos eixos norteadores que dialeticamente transpassam as questões e conflitos do Centro Norte Baiano, com destaque para o contexto semiárido, suas potencialidades e desafios.

No primeiro dia do evento na parte da tarde, tivemos dois minicursos: "Gestão, Manejo e Conservação de áreas Protegidas" e "Água e Recursos Hídricos, Gestão e Conflitos no Alto Itapicuru", ministrados pelos professores Dr. Marco Aurélio Rodrigues (CGEO-UNIVASF) e Dr.Gustavo Hees de Negreiros (CGEO-UNIVASF) .

A programação noturna contou com a particpação do músico Samuel .... ex aluno do curso de Licenciaatura em Geografia da UNIVASF. 

A mesa de abertura com o tema "A territorialização do capital no Centro Norte baiano e os conflitos no Campo: Luta de  classes e a construção de atos educativos para além do capital.” foi mediada pelo prof. Dr. Átila de Menezes LIma (CGEO-UNIVASF) e teve a honra de contar com a presença de importantes lideranças de movimentos populares no Brasil. Estiveram na mesa: Maria Aparecida de Jesus Silva, também conhecida como Cidinha, vinculada a Comissão Pastoral da Terra – CPT, CN Diocese de Bonfim – BA; Charles Trocate do Movimento pela Soberania Popular na Mineração – MAM Nacional, PA e Rubem de Farias Cruz do Associação da comunidade tradicional de Fundo e Fecho de Pasto de Borda da Mata de Campo Formoso – BA.

No segundo dia de evento tivemos apresentação de trabalhos científicos de nossos discentes no turno da tarde. Houveram a apresentação de 30 trabalhos científicos divididos entre os eixos temáticos Educação e Ensino; Ambiente e Planejamento; Sociedade e Território; Capital, Trabalho e Conflitos; Cultura e Turismo. A noite prosseguiu com a mesa “Conflitos socioambientais do Centro Norte Baiano”  mediada pelo prof. Dr. Gustavo Hees de Negreiros (CGEO-UNIVASF) com a partiicipação dos professores Dr. Juracy M. dos Santos – UNEB – Campus III/Movimento. Salve as Serras, SAS e Dr. Marcos Paulo Souza Novais – UNEB – Campus IV, Jacobina. 

Para encerrar nosso evento no dia 26/05/2023 tivemos o minicurso Geografia e Pedagogia Histórico Crítica: reflexões preliminares para o ensino de Geografia, ministrado pelo prof. Dr. Átila de Menezes Lima (CGEO-UNIVASF)  e pela profa. Dra. Lorena Ferreira de Souza Almeida (CGEO-UNIVASF). 

A mesa de encerramento com o tema “Reformas Educacionais e as implicações para o Ensino de Geografia“ teve honra de contar com a participação da Profa. Dra. Janeide Bispo dos Santos – UNEB, Campus XI – Serrinha/BA e o prof. Dr. Átila de Menezes Lima (CGEO – UNIVASF).

Confira algumas fotos e vídeos de nosso evento.

Mesa de Autoridades   Cerimonialistas    Cicinha 01  Cidinha e RubensMesa_01   Samuel    Cerimoialistas 02   Publico 01   Publico 02   Publico 03   Publico 04  recepcao 01

CGEO   Palestra_Juracy02   Palestra Charles            

Apresentacao de trabalho 01    Apresentacao de trabalho 04    Apresentacao de trabalho 03  Os Cabras 01