Você está aqui: Página Inicial > Serviços - NIT > Depósito de Patente

Depósito de Patente

última modificação 30/06/2021 10h38

ETAPAS:

Solicite um agendamento de Reunião com o NIT -UNIVASF, através do email inovacao@univasf.edu.br

Nesta fase, o pesquisador apresentará a criação proposta e receberá informações sobre o registro e requisitos de proteção da propriedade intelectual na UNIVASF. Com estas informações, você poderá verificar se a criação atende os requisitos para pedido de proteção.

1. Acesse a instrução normativa 05/2018 , que está em vigor desde o dia 09 de maio de 2018;

2. Não elabore sua patente sem antes consultar o Manual de depósito de patentes  disponível no website do INPI e também abaixo; Verifique os Modelos para escrever seu depósito de Patente de Invenção e Modelo de Utilidade, atualizados pelo INPI, em arquivos separados, também abaixo.

3. Você deverá abrir processo, através do SIPAC, e encaminhá-lo para o Núcleo de Inovação. Este processo deve conter toda a documentação necessária para depósito de patente (formulário de depósito, anexo de inventores, relatório descritivo,  reivindicações, desenhos - se houver e resumo, em arquivos separados);

4. Como a normativa somente prevê uma devolução para alterações, caso o novo documento não esteja de acordo com as recomendações ou com o Manual de depósito, o processo será arquivado e deverá ser iniciado um novo processo. Sendo assim, esteja atento para que as alterações realizadas não façam surgir inserções que estejam contrárias ao Manual de depósito.

DICA: realizar alterações com base no pedido de alterações, mas também no guia.

5. A Comissão de Avaliação deverá ser capaz de identificar, a partir do estado da técnica, os requisitos mínimos para constituir uma patente, tais como novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

6. Não se esqueça de especificar se a sua patente trata-se de uma patente de invenção (PI) ou um modelo de utilidade (MU). Se tiver dúvida, entre e contato com o Núcleo de Inovação (inovacao@univasf.edu.br) para melhor orientação.

 

DOCUMENTOS

1. Instrução Normativa 05/2018

2. Novo Manual de Depósito de Patentes 06/2021

3. Fomulário de Depósito de Patente

4. Anexo de Inventores

5. Procuração - UNIVASF ortorgante

6. Procuração - UNIVASF ortorgado

​7. Orientações para Busca de Anterioridade

8. Classificação Internacional de Patentes

 

Modelos Patente de Invenção

Modelos Patente de Utilidade

1. Relatório Descritivo

2. Quadro Reivindicatório

3. Desenhos

4. Resumo

1. Relatório Descritivo

2. Quadro Reivindicatório

3. Desenhos

4. Resumo