Notícias
Estudante do OASIS é aprovada para intercâmbio de Medicina na França
A estudante de Iniciação Científica Paula Esbaltar de Oliveira, integrante do Observatório de Análise Situacional em Saúde (OASIS), foi aprovada para um intercâmbio de Medicina na França. Durante o mês de setembro, ela passará 30 dias no North Hospital Saint-Etienne, na cidade de Saint-Etienne, sul do país, onde realizará o rodízio de Clínica Médica como parte do internato da graduação em medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Conhecida entre colegas e professores como Paulinha, a estudante conquistou a vaga por meio do processo seletivo do Diretório Nacional dos Estudantes de Medicina (DNEM), em parceria com a Federação Internacional dos Estudantes de Medicina (IFMSA Mundo). O programa possibilita trocas acadêmicas em diversas áreas, como práticas médicas (SCOPE), pesquisa (SCORE), saúde pública (SCOPH) e saúde e direitos sexuais e reprodutivos (SCORA).
“Espero que essa experiência possa expandir minhas possibilidades para uma carreira internacional e construir pontes entre meus estudos dentro e fora do país. Como parte do processo, também quero treinar o francês e conhecer a cidade e os arredores”, destacou Paulinha.
Seleção disputada
O edital de seleção considera atividades extracurriculares, participação em voluntariado, vínculos de trabalho e apoio a estudantes recebidos na universidade. O destino depende da pontuação obtida pelos candidatos. Com a 18ª maior nota do Brasil, Paulinha garantiu a vaga em seu país de preferência, coroando o esforço ao longo da graduação.
