Você está aqui: Página Inicial > OASIS apresenta novos bolsistas e projetos de pesquisa para 2025

Notícias

OASIS apresenta novos bolsistas e projetos de pesquisa para 2025

por publicado: 19/09/2025 18h24 última modificação: 20/09/2025 12h47

O Projeto OASIS anuncia a chegada de novos bolsistas que irão fortalecer as atividades de pesquisa, inovação e produção de conhecimento voltadas para a saúde coletiva e para o enfrentamento de doenças negligenciadas. Ao todo, oito estudantes foram contemplados com bolsas de diferentes programas de fomento, incluindo PIBIC/Univasf (CNPq e institucional), PIT-HU/Univasf e FACEPE. Cada um deles desenvolverá projetos estratégicos para a saúde pública, ampliando o impacto científico e social do observatório.

De acordo com o coordenador do OASIS, professor Carlos Dornels, a chegada dos novos bolsistas representa um passo importante para a consolidação das linhas de pesquisa do projeto.

“Cada um desses trabalhos amplia nossa capacidade de compreender os determinantes sociais, ambientais e epidemiológicos das doenças no Brasil, ao mesmo tempo em que fortalece o papel do OASIS como espaço de inovação e suporte à tomada de decisão em saúde”, destacou.

Conheça os novos bolsistas e seus projetos

  • Bolsista PIBIC Univasf – Gabriel de Jesus
    Análise dos planos municipais de saúde dos municípios prioritários do Programa Brasil Saudável com ênfase nas Doenças Determinadas Socialmente – Projeto de Apoio à Tomada de Decisão em saúde.
    Orientador: Prof. Dr. Carlos Dornels.

  • Bolsista PIBIC Univasf – Brenna Portela
    Prevalência e fatores associados à doença arterial obstrutiva em indígenas Truká e Fulni-ô de Pernambuco.
    Orientadora: Prof. Dra. Dinani Fialho Armstrong.

  • Bolsista PIT-HU Univasf – Carlos Eduardo Pires
    Desenvolvimento de um Boletim Epidemiológico Digital para o Monitoramento Epidemiológico das Doenças e Agravos de Notificação Compulsória no âmbito do HU-Univasf.
    Orientador: Prof. Dr. Carlos Dornels.

  • Bolsista PIBIC Univasf CNPq – Carlos Eduardo Pires
    Soroepidemiologia do vírus linfotrópico de célula T humana (HTLV) em mulheres indígenas em Pernambuco: uma revisão sistemática aninhada a um estudo de prevalência.
    Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Carmo.

  • Bolsista FACEPE – Luis Gabriel Castro
    Soroepidemiologia da Doença de Chagas entre populações indígenas de Pernambuco: uma revisão sistemática aninhada a um estudo de prevalência.
    Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Carmo.

  • Bolsista FACEPE – Paula Esbaltar
    Dinâmica espaço-temporal de risco para intoxicação exógena no Brasil: um estudo epidemiológico de base populacional (2008-2024).
    Orientador: Prof. Dr. Carlos Dornels.

  • Bolsista FACEPE – Phoebe Emmerik
    OASIS – Observatório de Análise Situacional de Saúde como instrumento de tomada de decisão no enfrentamento às doenças de populações negligenciadas no Brasil.
    Orientador: Prof. Dr. Carlos Dornels.

  • Bolsista FACEPE – Laura Pereira
    Dinâmica espaço-temporal e áreas de risco para taxas de suicídio no Brasil: um estudo epidemiológico de base populacional (2004-2023).
    Orientador: Prof. Dr. Orlando Vieira.

Compromisso com a ciência aplicada

Com os novos projetos, o OASIS reafirma seu compromisso em produzir ciência aplicada, voltada para a redução das iniquidades em saúde e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa fortalece o papel da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e de seus parceiros no cenário nacional de pesquisa, consolidando o observatório como um espaço estratégico de apoio à tomada de decisão em políticas públicas de saúde.