Notícias
OASIS leva sete trabalhos acadêmicos ao Scientex
Estudantes da graduação, pós-graduação e pesquisadores vinculados ao Observatório de Análise Situacional de Saúde (OASIS) participaram, nesta quinta-feira (28), da 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SCIENTEX). O evento, realizado entre os dias 27 a 29 de novembro, teve como tema “Univasf: 20 anos transformando vidas e construindo o futuro no Semiárido”.
Os integrantes do OASIS levaram oito trabalhos acadêmicos, que foram apresentados no âmbito da 19ª Jornada de Iniciação Científica. Os títulos dos resumos científicos foram: Perfil Epidemiológico e Tendência Temporal da Zika Vírus No Brasil, entre os anos de 2016-2023: Um Estudo De Séries Temporais; Perfil epidemiológico, tendência temporal e áreas de risco para Chikungunya no Brasil: um estudo ecológico de base populacional, 2017-2023; Perfil epidemiológico e tendência temporal da Dengue no Brasil: um estudo ecológico de base populacional, 2016-2023; Tendência Temporal da Hepatite B No Brasil: Um Estudo Ecológico de Base Populacional, 2013-2023; Hanseníase em menores de 15 anos no Brasil: Estudo de série temporal, 2001 - 2023; Tuberculose em crianças de 0-9 anos: perfil epidemiológico e aspectos temporais no período de 2001- 2022 ; Impacto da Pandemia de Covid-19 nos registros de HIV em estado do nordeste do Brasil, 2020-2022.
Para a estudante de medicina da Univasf, Brenna Portela, participar do Scientex é uma oportunidade de divulgar a pesquisa realizada no OASIS. “Participar deste momento de discussão e apresentação das pesquisas que estamos desenvolvendo é muito importante por nos aproximar de fato do mundo da pesquisa científica”, destacou.
A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Univasf (SCIENTEX) é um evento para a divulgação dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade, bolsistas ou discentes voluntários.