Notícias
Pesquisador do OASIS participa de Oficina de Avaliação Neurológica Simplificada em Brasília
Brasília, 27 de março de 2025 – O pesquisador Adeilton Júnior, do Projeto OASIS (Observatório de Análise Situacional de Saúde), participou de uma Oficina sobre Avaliação Neurológica Simplificada (ANS), realizado em Brasília. O curso, promovido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde, teve como foco a capacitação de profissionais para o diagnóstico precoce e o acompanhamento de pacientes com hanseníase, uma doença que, se não tratada adequadamente, pode levar a complicações neurológicas graves e incapacitantes.
O treinamento foi composto por aulas teóricas e práticas, com a particularidade de serem realizadas em pares, o que possibilitou aos participantes uma experiência prática mais rica e interativa. A metodologia incluiu a aplicação da Avaliação Neurológica Simplificada (ANS), uma abordagem eficaz e de baixo custo, com o objetivo de facilitar o diagnóstico em locais com poucos recursos e aumentar a acessibilidade do diagnóstico neurológico em pacientes com hanseníase.
Além das aulas práticas, os participantes também realizaram atendimentos aos pacientes com hanseníase no Hospital Universitário de Brasília (HUB), o que permitiu uma aplicação direta do conhecimento adquirido no diagnóstico e manejo de pacientes com a doença. Para Adeilton Júnior, o treinamento foi uma excelente oportunidade para integrar teoria e prática. “A interação direta com os pacientes no HUB permitiu uma compreensão mais profunda da realidade dos pacientes com hanseníase e da importância de um diagnóstico precoce para evitar complicações neurológicas”, destacou.
-
Adeilton Júnior é bacharel em Saúde Coletiva, doutorando em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (BA).