Notícias
Univasf realiza primeira defesa do Mestrado Profissional em Saúde da Família
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou, nesta quarta-feira (5), a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde). A sessão apresentação da dissertação ocorreu às 17h na sede Observatório de Análise Situacional em Saúde no prédio de colegiados da Univasf.
A defesa foi apresentada pelo mestrando Davi Rios do Nascimento, com o trabalho intitulado “Doenças determinadas socialmente: uma análise dos Planos Municipais de Saúde dos municípios prioritários do Programa Brasil Saudável e a oferta nacional de curso de qualificação profissional em nível de pós-graduação lato sensu”. O estudo analisou a presença dos determinantes sociais da saúde nos Planos Municipais de Saúde de municípios considerados prioritários.
O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Carlos Dornels Freire de Souza, coordenador do ProfSaúde na Univasf, que presidiu a banca examinadora. “É um momento importante para a Univasf. Esta é a primeira defesa e a formação do primeiro mestre do ProfSaúde na universidade, o que consolida o programa e o trabalho desenvolvido desde sua implantação”, afirmou Dornels.
A banca foi composta pela professora Dra. Bruna Del Vechio Koike, como membro titular interno, e pelo professor Dr. Rodrigo Feliciano do Carmo, como membro titular externo. Participou como membro convidado Adeilton Gonçalves da Silva Júnior, gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Juazeiro e preceptor do eixo de Saúde Coletiva do curso de Medicina da IDOMED – Juazeiro.

A defesa marcou a primeira titulação do ProfSaúde na Univasf. O programa integra uma rede nacional de formação voltada a profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde e na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Perfil do mestrando
Davi Rios do Nascimento é médico de Família e Comunidade na Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS). Desde 2024, atua como supervisor do Programa Mais Médicos para o Brasil e integra o Projeto OASIS.
“Concluir o mestrado é uma alegria muito grande. Foi um processo intenso e só foi possível pelo apoio do ProfSaúde da Univasf e pela orientação do professor Carlos Dornels, que esteve presente em todas as etapas. Fico muito feliz em encerrar esse ciclo”, afirmou Davi Rios do Nascimento.
Ascom OASIS
