Você está aqui: Página Inicial > NOTÍCIAS > 28.11.2022 NOTA PROAE: Finalização do pagamento das bolsas do PSU 2021 e previsão de início de pagamento das Bolsas do PSU 2022.

publicado: 28/11/2022 20h03 última modificação: 28/11/2022 20h36

A Proae esclarece à comunidade acadêmica que o Processo Seletivo Unificado - PSU-2021 teve seus pagamentos das Bolsas e Auxílios iniciados em dezembro/2021. Ressalta-se que, em virtude do cenário de pandemia, a qual culminou no fechamento do RU e redução da frota de transporte estudantil, foi possível adiantar tal pagamento ainda com recursos PNAES do orçamento 2021. Nesse sentido, os pagamentos referentes a novembro/2021 foram efetivados em 14.12.2021 e os pagamentos referentes a dezembro/2021 foram efetivados em 06.01.2022. Assim, considerando a previsão do Edital-PSU 2021 de pagamento de até 12 parcelas a última parcela com pagamento efetivado ocorreu no mês de novembro de 2022 já com os recursos do PNAES do orçamento de 2022.

Reforçamos aos estudantes residentes  que independente da finalização da validade do Edital do PSU-2021 as parcelas de novembro e dezembro/2022 do Auxílio Manutenção/Residencia Estudantil, não sofrerão interrupções, visto a natureza continuada desse serviço.

A consulta e monitoramento dos pagamentos das bolsas e auxílios pode ser realizado via Plataforma de DADOS ABERTOS.

No que tange ao Processo de Seleção Unificada - PSU-2022, informamos que este ainda se encontra na fase das ENTREVISTAS SOCIAIS. É importante esclarecer que a extensão do prazo necessário para finalização dessa etapa tem se dado devido fatores como:

a)      Prorrogação da abertura do prazo de inscrições solicitado e aprovado pelos membros da Câmara de Assistência Estudantil-CAE, o que tem acarretado num atraso estimado em 19 (dezenove) dias;

b)       Grande número de inscrições, com documentações incompletas ou inconsistentes, que por sua vez implicaram na extensão do prazo necessário para as entrevistas sociais, conforme expresso no quadro abaixo:

Reitera-se que o pagamento das novas bolsas, auxílios e/ou acesso a serviços referentes ao PSU-2022 encontra-se condicionado à finalização das Entrevistas Sociais e demais etapas do certame.

Faz-se  também a observação, que após findada as etapas do PSU-2022 pela equipe do Serviço Social, o setor de pagamento da Proae precisará de tempo hábil para lançar nos sistemas de pagamento os novos estudantes selecionados para as bolsas e/ou auxílios. Neste sentido, essa ação precisará ocorrer antes do dia 26 de dezembro.  CONTUDO, Considerando ser pouco provável que todo o processo se finalize até esta data, a previsibilidade de pagamento das novas bolsas do PSU-2022 é que esta ocorra a partir de fevereiro de 2023, havendo dotação orçamentária e financeira para esta finalidade.

Diferente dos benefícios que implicam pagamentos diretos, o acesso subsidiado ao RU estará habilitado na semana seguinte após o resultado final.

Quanto a possíveis vagas para a Residencia Estudantil, estas serão disponibilizadas conforme dinâmica organizada pela Diretoria de Assuntos Estudantis e equipe técnica de Serviço Social dos campi que dispõe de estruturas de Residência Estudantil. Faz-se lembrar que, o edital prevê condição de CR-cadastro de reserva aos inscritos, sendo assim as possíveis vagas existentes poderão ser ocupadas gradativamente à medida que se disponham de vagas e enquanto durar a validade do Edital do PSU-2022.

Proae.