Você está aqui: Página Inicial > NOTÍCIAS > 30.12.2022 - PROAE implanta, no portal institucional, Painel Interativo que permite ao público acompanhar e monitorar a aplicação dos recursos orçamentários destinados ao Programa de Assistência Estudantil da Univasf

publicado: 30/12/2022 12h18 última modificação: 30/12/2022 12h23

À Comunidade Universitária,

A Pró-reitora de Assistência Estudantil - PROAE implantou, no portal institucional, ferramenta de acompanhamento de ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Assistência Estudantil da Univasf e monitoramento dos recursos investidos, por meio de painel eletrônico interativo (deshboard), que possibilitará à comunidade acadêmica e público em geral consultar, dentre outros dados: as modalidades e quantidades de bolsas e auxílios disponibilizadas mensalmente, a relação de beneficiários por campus e curso, bem como os respectivos valores, pagos individualmente por estudante e o montante total.

Os painéis foram desenvolvidos pelo servidor Ronison Almeida da Silva Santos, lotado na PROAE, utilizando-se de ferramenta gratuita do ecossistema do Google (Data Studio), que permite transformar dados em relatórios e painéis interativos, com o desenvolvimento, armazenamento e publicação em nuvem.

O painel relativo aos benefícios diretos, que envolvem a transferência de recursos financeiros ao estudante via conta corrente, na forma de bolsas e auxílios, pagos nos anos de 2021 e 2022, já se encontra 100% atualizado, com acesso disponível no link a seguir:

No quadro de monitoramento dos recursos destinados ao pagamento do serviço de Restaurantes Universitários, é possível visualizar a relação de estudantes subsidiados (P1) por campus e curso, tipo de refeição, quantidade e RU onde ocorreu o consumo por cada estudante, bem como o montante pago mensalmente pela instituição para a manutenção do serviço. Tais informações já estão disponíveis para acesso no link a seguir, com os dados do período de agosto a outubro de 2022. Os números, a partir do mês de março, quando foram retomados os serviços nos RUs, até julho, bem como dos meses de novembro e dezembro, estão sendo conferidos e serão atualizados no painel :

O serviço de transporte estudantil, também inserido nas ações elencadas pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que criou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), está com o painel interativo sendo finalizado e logo terá o link disponibilizado na página da PROAE.

O objetivo da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil com o desenvolvimento das ferramentas, é possibilitar a devida transparência quanto à utilização dos recursos públicos investidos na Assistência Estudantil e tem como elementos norteadores o Plano de Dados Abertos da UNIVASF, que atende exigências estabelecidas no Decreto Nº 8.777 de 2016, na Lei de Acesso à Informação – LAI; o art. 48 da Lei Complementar Nº 101, de 4 de maio de 2000; a Instrução Normativa SLTI Nº 4, de 13 de abril de 2012 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos); o Decreto Presidencial Nº 6.666, de 27 de novembro de 2008 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais); mantendo harmonia com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, e os compromissos assumidos pelo Governo no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP).

Heloisa Helena Mafra

Pró-reitora de Assistência Estudantil