PLANOS DE OCUPAÇÃO DA UNIVASF
Apresentação
O presente levantamento de dados sobre os imóveis, tem por objetivo o controle do Patrimônio Imobiliário da União Federal, afetado a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), bem como, estabelecer diretrizes para resolução de conflitos no que se refere ao uso e ocupação do solo e ao suporte na infraestrutura dos Campus, evitando sobrecarga e ociosidade dos espaços físicos.
Compreendendo que a Universidade assume grande relevância na comunidade e no espaço urbano ao qual está inserida, verificamos que as necessidades atuais e futuras de expansão ordenada precisam do planejamento de infraestrutura, otimização da ocupação e conservação dos patrimônios natural e construído, melhor tratamento urbanístico e paisagístico no entorno das edificações, acessibilidade e livre circulação de pessoas portadoras de deficiência ao espaço livre do Campus Universitário.
Por fim, este levantamento de dados atende à recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Comissão Permanente de Espaços Físicos (COEF), sendo de fundamental importância à Gestão dos Bens Imóveis da UNIVASF.
Introdução
A Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) é uma Instituição de Ensino Superior vinculada ao Ministério da Educação, criada pela Lei nº 10.473, de 27 de junho de 2002, de natureza fundacional, com sede no Município de Petrolina/PE e atuação multicampi na região do semiárido nordestino.
De acordo com o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (2016/2025), a Univasf tem uma prestimosa atuação pelos relevantes serviços prestados à sociedade em geral, como:
- Hospital Universitário Doutor Washington Antônio de Barros (HU-UNIVASF);
- Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMA-FAUNA CAATINGA);
- Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA);
- Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) e
- Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF)
- Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI);
- Espaço de Arte, Cultura e Ciência (EACC);
- Espaço Plural: Localizado em Juazeiro-BA;
- Hospital Veterinário (HVET).
Como utilizar o Plano de Ocupação
Nesta primeira página estão contidas informações gerais sobre o Plano e sobre os espaços da Universidade.
No menu posicionado na lateral esquerda da página, encontram-se listados os campi, podendo ser selecionado qualquer um deles que se deseje obter informações. Dentro da página de cada campus será visualizada a implantação geral e a lista das edificações daquele campus.
Ao selecionar a edificação desejada, será visualizada a planta da edificação, com todos os seus pavimentos e abaixo uma planilha com a lista de salas, abaixo da planilha está disponível um link para download da planilha sendo visualizada, para que possa ser manipulado para que o usuário possa extrair as informações desejadas.
Numeração de identificação das salas
Com a determinação para construção do plano de ocupação da Univasf, surgiu a necessidade de criar um sistema de identificação das salas para que pudessem ser facilmente identificadas nas plantas utilizadas para o plano. Assim, foi decido que esta deveria possuir sistemática lógica, facilitando a localização da sala diretamente pelo seu número.
O formato que foi adota ficou sendo composto por uma sequência de três números separados por ponto, o primeiro conjunto representa o número do campus, o segundo conjunto representa o número da edificação no campus, o terceiro conjunto representa a sala, sendo que o primeiro número é referente ao pavimento. Na figura abaixo descreve-se o formato que foi adotado como padrão.
Para melhorar a comunicação visual também está sendo adotada a identificação por cor de cada cidade. Abaixo pode ser observado os padrões de número e cor para cada campus.
Informações Campi
01. Campus Petrolina
01A. Espaço Arte, Ciência e Cultura
01B. Casa de Apoio
03. Campus Juazeiro
03A. Espaço Plural
04A. Núcleo de Extensão
06B. Hospital Nair Alves de Souza
07. Campus Salgueiro