Práticas de Docência: pedagogia e didática (BIOL0100)
por Cleônia Roberta Melo Araújo
—
publicado
02/07/2023 19h17,
última modificação
02/07/2023 19h17
Carga Horária: 30
Créditos: 2
A disciplina de Treinamento Didático no PPGCSB visa: proporcionar ao aluno elementos teóricos e práticos para realizar uma exposição oral de modo claro, conciso, com o máximo de eficiência e eficácia; possibilitar a aplicação de técnicas didáticas e estratégias de ensino de acordo com as múltiplas situações que o profissional das ciências ambientais, tecnológicas e da saúde depara na prática da docência; treinar o uso de técnicas e recursos didáticos; desenvolver a habilidade de falar em público de modo fluente, claro e sem vícios de linguagem; desenvolver o senso crítico para análise de uma apresentação oral; fornecer ao aluno os fundamentos e requisitos essenciais nos diversos tipos de aulas; fornecer os elementos pedagógicos para elaboração de um plano de ensino de uma disciplina ou departamento; elaborar sistemas de avaliação contínuos e pontuais; desenvolver o espírito crítico em relação aos critérios de avaliação. O aluno apresentará para o grupo, aulas teóricas, que simulam simpósios e outras formas de apresentação. As aulas teóricas também são apresentadas nas disciplinas de origem do orientador e sob sua supervisão.
A disciplina de Treinamento Didático no PPGCSB visa: proporcionar ao aluno elementos teóricos e práticos para realizar uma exposição oral de modo claro, conciso, com o máximo de eficiência e eficácia; possibilitar a aplicação de técnicas didáticas e estratégias de ensino de acordo com as múltiplas situações que o profissional das ciências ambientais, tecnológicas e da saúde depara na prática da docência; treinar o uso de técnicas e recursos didáticos; desenvolver a habilidade de falar em público de modo fluente, claro e sem vícios de linguagem; desenvolver o senso crítico para análise de uma apresentação oral; fornecer ao aluno os fundamentos e requisitos essenciais nos diversos tipos de aulas; fornecer os elementos pedagógicos para elaboração de um plano de ensino de uma disciplina ou departamento; elaborar sistemas de avaliação contínuos e pontuais; desenvolver o espírito crítico em relação aos critérios de avaliação. O aluno apresentará para o grupo, aulas teóricas, que simulam simpósios e outras formas de apresentação. As aulas teóricas também são apresentadas nas disciplinas de origem do orientador e sob sua supervisão.