Você está aqui: Página Inicial > Serviços-menu > Sistema Acadêmico

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO ACADEMICA - SIG@

O SIG@ (Sistema de Informações e Gestão Acadêmica) é responsável por gerenciar os processos institucionais de ensino, pesquisa, extensão e gestão com o objetivo de melhorar a eficácia destes processos.

  • Por que usar o SIG@?

    O SIG@ oferece segurança da informação por meio de um processo rígido de autenticação de usuários, criação de senhas e alta confiabilidade garantida graças a um forte mecanismo de auditoria sobre as ações executadas por todos os usuários. O SIG@ possui disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias da semana.

  • Como funciona?

    O SIG@ é um sistema de plataforma Web, dessa forma ele pode ser acessado de qualquer parte do mundo e com qualquer dispositivo com acesso a Web, sem a necessidade de ação de aplicações específicas para o sistema. O SIG@ está disponível apenas para usuários autenticados (alunos, docentes e técnicos administrativos).

Ensino de Graduação

O módulo de Ensino de Graduação é responsável pelo gerenciamento das informações dos alunos, desde o seu ingresso até a sua formatura. Entre outras funcionalidades, ele controla os processos de cadastro de cursos, de ofertas de disciplinas, de matrícula dos alunos, de colocação de notas, de integralização, de expedição de diplomas. Este módulo também controla as atividades complementares e as monitorias e fornece indicadores acadêmicos para o censo anual do INEP, o ENADE e o PINGIFES.

Pós-Graduação

O módulo de Ensino de Pós-Graduação, como o de Graduação, também é responsável pelo gerenciamento das informações dos alunos, controlando os processos desde a matrícula, até a titulação. De forma semelhante, o módulo fornece indicadores acadêmicos que atendem às demandas de órgãos como a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior) e o MEC (Ministério de Educação e Cultura).

Com intuito de orientar sobre as funcionalidades do SIG@, a SRCA elaborou um manual para os Coordenadores de curso.

Clique no link para obter o manual: Manual do SIG@ para os Coordenadores de Curso.

IMPORTANTE:

Para utilização do sistema, o usuário deve inicialmente, efetuar o primeiro acesso, conforme demostrado a seguir:

Acessa a página: www.siga.univasf.edu.br

Clica em SOLICITAR ACESSO e preenche as informações.