Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Sudene dialogam sobre parcerias para projetos de ensino, pesquisa e extensão

publicado: 04/08/2023 11h53 última modificação: 04/08/2023 11h53

Reunião discutiu apoio para cursos de idiomas e nova edição do curso de Tecnologias para Agricultura com Emissão de Baixo Carbono.

O estabelecimento de parcerias para a execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão foi o assunto central de um encontro entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O reitor Telio Nobre Leite e a vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira receberam o superintendente Danilo Cabral, na última segunda-feira (31), no gabinete da Reitoria, em Petrolina (PE). A reunião teve como objetivo aproximar as duas instituições e estabelecer um diálogo inicial visando a futuros projetos em educação superior a serem ofertadas à população do semiárido.

Também participaram da reunião o coordenador de Desenvolvimento Territorial da Sudene, José Farias Gomes Filho, a prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti, o professor do Colegiado de Farmácia Jackson Guedes, que representa a Univasf no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Positiva do Complexo Econômico Industrial de Saúde 4.0 (INCT TEC.SIS 4.0), e o assessor Especial de Gestão da Univasf, Bruno Cezar Silva.

A vice-reitora Lucia Marisy, que também é responsável pela área de Relações Internacionais na Univasf, apresentou ao superintendente duas propostas de projetos. Um deles visa à criação de cursos de idiomas, a serem ofertados para as comunidades acadêmica e externa. O outro projeto apresentado propõe a realização de uma nova edição do curso de “Formação de Extensionistas Rurais em Tecnologias para Agricultura com Emissão de Baixo Carbono”, uma especialização que tem o objetivo de contribuir para intensificar essas práticas como medida de contenção às mudanças climáticas e seus impactos negativos.

Encontro reuniu representantes da Univasf, da Sudene e da prefeitura de Dormentes.

Ela ressaltou que a primeira edição do curso TecABC, realizado pela Univasf de março de 2021 a abril de 2022 em parceria com o Projeto Rural Sustentável (PRS-Caatinga), formou cerca de 750 profissionais de vários estados do Nordeste, que participaram do curso nas modalidades de Aperfeiçoamento, Capacitação e Especialização. “Pretendemos, com a oferta desses cursos, atuar junto à população do semiárido, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, pois a educação traz um grande impacto social, beneficiando também a área da agricultura, especialmente a familiar, que é muito forte na nossa região”, afirmou a vice-reitora.

O superintendente Danilo Cabral destacou a importância de reaproximar a Sudene da Universidade e da Ciência. “A parceria e o diálogo com a Universidade é fundamental para potencializar as ações para redução das diferenças regionais”, disse.

O reitor Telio Leite reafirmou o compromisso da Univasf com o desenvolvimento econômico e social do Vale do São Francisco. “O apoio de novos parceiros que venham a contribuir com a oferta de educação superior de qualidade para o semiárido é de grande importância para a Univasf e para toda a região”, ressaltou.