Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Linhas de pesquisa

Linhas de pesquisa

por luam publicado 07/07/2021 12h21, última modificação 09/10/2023 10h31

Linha de Pesquisa 1: Processos Comportamentais e Cognitivos: Aspectos Básicos e Aplicados

Descrição: a presente linha desenvolve pesquisas básicas voltadas à caracterização dos processos comportamentais e cognitivos, incluindo investigações sobre seus substratos neurofisiológicos e suas implicações para o comportamento social e as interações interpessoais. São realizados também estudos de caráter translacional ou aplicado que exploram o papel dos processos comportamentais e cognitivos em áreas como a saúde humana e a educação, além de desenvolver ou avaliar intervenções sobre tais processos nessas áreas.

Docentes: Angelo Augusto Silva Sampaio; Christian Vichi; Geida Maria Cavalcanti de Sousa; Ivani Brys; Leonardo Rodrigues Sampaio.

 

Linha de Pesquisa 2: Avaliação e Medidas em Psicologia

Descrição: esta linha é voltada para o desenvolvimento e adaptação de instrumentos e técnicas de avaliação em psicologia e áreas correlatas. As pesquisas têm por objetivo buscar evidências de validade e fidedignidade, e construir normas nacionais e regionais para os instrumentos. Além disso, busca desenvolver estudos na área de avaliação psicológica em diferentes contextos, principalmente na educação, esporte e saúde

Docentes: Carla Fernanda Ferreira Rodrigues Kursancew; Débora Alves de Amorim; José Roberto Andrade do Nascimento Junior; Marina Pereira Gonçalves.

 

Linha de Pesquisa 3: Processos Sociointerativos e Desenvolvimento Humano

Descrição: essa linha busca desenvolver pesquisas sobre os processos de desenvolvimento humano, com enfoque nas interações sociais, contextos sócio-históricos e culturais de desenvolvimento e nos processos de significação.

Docentes: Daniel Henrique Pereira Espíndula; Leonardo Rodrigues Sampaio; Luciana Duccini; Lucivanda Cavalcante Borges de Sousa; Marcelo Silva de Souza Ribeiro; Margaret Olinda de Souza Carvalho e Lira; Ramon Missias Moreira; Susanne Pinheiro Costa e Silva