Você está aqui: Página Inicial > Ingresso Discente PS-ICG > PS-ICG 2023 > Sobre o início das aulas, acesso ao Sig@ e dispensa de disciplinas

Sobre o início das aulas, acesso ao Sig@ e dispensa de disciplinas

por Iolanda de Souza Candido publicado 03/11/2022 10h21, última modificação 03/11/2022 10h21
  1. Realizei a entrega da documentação para a matrícula. Qual o meu semestre de ingresso?

Existem dois fatores que definem o semestre de ingresso de um estudante. São eles:

- o número de entradas que um curso possui (por exemplo: Psicologia possui dois ingressos anuais; Engenharia Civil, apenas um).

- a nota do estudante no curso, de acordo com o grupo de concorrência (as notas maiores serão para o 1º semestre, as menores, para o 2º). 

  1. Realizei a entrega da documentação para a matrícula. Quando sai a lista de ingressantes do curso?

Isso dependerá do semestre de ingresso no curso. Contudo, a cada semestre, a relação de ingressantes sairá alguns dias antes do início das aulas, conforme o Calendário Acadêmico. Esta pode ser alterada até a 3ª semana após o início das aulas do semestre.

  1. Realizei a entrega da documentação para a matrícula. Tenho que fazer a matrícula no sistema? Qual o sistema acadêmico que posso acompanhar minha matrícula em disciplinas?

Não. A primeira matrícula em disciplinas é realizada pela Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) no Sistema de Informações e Gestão Acadêmico (SIG@) da Univasf, podendo ser acessado pelo discente após o período de matrícula dos discentes veteranos (veja o período no Calendário Acadêmico) através do link https://siga.univasf.edu.br/univasf/index.jsp. Lembrando que os ingressantes terão matrícula em todas as disciplinas do primeiro período do curso.

  1. Como acessar o Sig@?

Só terá acesso ao Sig@ após o prazo de preparação do sistema para as matrículas do semestre (no qual você foi selecionado). O discente pode acessar no Portal da Univasf, ao final da página pelo ícone Sig@ (imagem ilustrativa logo abaixo), mas pode acessar diretamente pelo link: https://siga.univasf.edu.br/univasf/index.jsp.

Entre na página inicial do Sig@ e clique no ícone de “primeiro acesso”, você deve inserir o seu CPF e concordar com os termos de uso. Após essa etapa, você deverá digitar o seu  RG (apenas os números), selecionar o seu nome completo e primeiro nome da sua mãe. Após isso, você será redirecionado para criar uma nova senha, obedecendo às seguintes regras:

1. A senha deve possuir no mínimo 8 caracteres alfanuméricos;

2. A senha só poderá conter letras (Aa-Zz), números (0-9) e pontuação;

3. A senha deve possuir pelo menos uma letra maiúscula (A-Z);

4. A senha deve possuir pelo menos uma letra minúscula (a-z);

5. A senha deve possuir pelo menos um número, símbolo ou caractere especial;

6. Os passwords devem ser iguais. 

Observação: Não precisa cadastrar uma outra senha para os serviços integrados da instituição, visto que essa funcionalidade está inativa no SIG@ da Univasf.

Após esses passos você poderá acessar o Sig@, adicionando o CPF e senha cadastrada e ter acesso à todas suas informações.

  1. Como saber quais são as disciplinas matriculadas, dias e horários de aulas?

Sugerimos verificar no Sig@ a grade de horário, mas pode ser verificado também junto a Coordenação do curso ou página do curso. 

  1. Tenho dúvidas sobre o funcionamento da Univasf e do curso. Ou ainda,  preciso solicitar comprovantes de matrícula/vínculo para fins pessoais. Como e onde solicitar informações?

O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) é o local adequado para solicitação de informações do discente, protocolar os pedidos de expedição de documentos comprobatórios, bem como requerer serviços acadêmicos. Algumas das solicitações são atendidas pelo próprio SIC, a exemplo de comprovante de matrícula ou de vínculo, históricos escolares, orientações gerais sobre procedimentos acadêmicos; outras solicitações serão protocoladas e enviadas para o setor competente (coordenação de curso, pró-reitorias, SRCA, STI…). Informamos que a comunicação  via e-mail deve ser realizada com uso do e-mail institucional do estudante, os requerimentos e processos que são encaminhados a outros setores devem ser protocolados no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e o discente receberá notificações no e-mail institucional toda vez que houver tramitação, desta forma poderá entender onde está a solicitação.

Os documentos emitidos dentro do SIPAC serão assinados eletronicamente pelo servidor da Univasf, podendo confirmar a validade do documento no sistema através da seguinte pagina: https://sig.univasf.edu.br/public/jsp/autenticidade/form.jsf. Há a possibilidade do servidor utilizar outros sistemas de assinatura certificadas (ex.: ICPEdu, GOVBr), ou seja, que também podem ser validados eletronicamente.

  1. Como ter acesso ao e-mail institucional do estudante?

Para criar o e-mail, o estudante deve se registrar no Sistema de Gestão de Serviços (SGS) no link ‘primeiro acesso’. A partir disso, será gerada uma senha, que será encaminhada para o e-mail cadastrado pelo estudante junto à SRCA. Ao acessar o SGS, o aluno deverá clicar no link ‘Gerenciar e-mail’ e poderá criar o e-mail, com a possibilidade de fazer alterações de senha futuramente, caso deseje. O endereço de acesso será: webmail.discente.univasf.edu.br e o e-mail será o nome.sobrenome do discente, semelhante ao login utilizado no SIG@, seguido pelo domínio @discente.univasf.edu.br.

Para saber mais, acesse a página da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).

  1. Cursei disciplinas em outro curso superior na Univasf ou em outra Universidade. Posso dispensar as disciplinas no curso que me matriculei agora? Como devo fazer?

Você pode fazer o requerimento, mas o registro da dispensa vai depender de avaliação da documentação a ser realizada pelos docentes das disciplinas do curso atual. Portanto, o discente deve preencher o requerimento padrão, anexar o histórico  escolar oficial do curso anterior e ementas das disciplinas (devidamente assinadas e carimbadas pela coordenação) que irá solicitar a dispensa. A solicitação deve ser protocolada no SIC do campus do seu curso atual. Caso seja deferido, a coordenação enviará o processo para a SRCA realizar o registro no seu histórico. É importante observar os prazos para solicitação de dispensas que estará disponível no Calendário Acadêmico, bem como o acompanhamento do andamento do processo junto ao colegiado, para ter ciência em caso de indeferimento, possibilitando o recurso dentro do prazo, ou ainda sobre a necessidade de anexação de documentos complementares. Sendo processo pode ser consultado no SIPAC, na parte pública, através do link: https://sig.univasf.edu.br/public/jsp/portal.jsf.

  1. Cursei disciplinas no mesmo curso superior  em outro vínculo. Posso aproveitar as disciplinas cursadas no vínculo atual? Como devo fazer?

Sim, mas o aproveitamento não é automático, depende de solicitação do discente. Por isso, você precisará preencher o requerimento, informando quais as disciplinas cursadas com aprovação deseja a dispensa no novo vínculo e anexar o histórico escolar oficial, não precisa anexar ementas, mas deve ser protocolado no SIC do Campus do seu curso atual. O SIC enviará para a SRCA realizar o registro no histórico do curso atual. É importante observar os prazos para solicitação de dispensas que estará disponível no Calendário Acadêmico, bem como acompanhar o andamento do requerimento. 

  1. Onde encontro o Calendário Acadêmico?

O discente pode acompanhar as publicações e atualizações no Portal da Univasf, ao final da página pelo icone Calendário (imagem ilustrativa logo abaixo), mas também pode acessar diretamente pelo link: https://portais.univasf.edu.br/estudante/informacoes-ao-estudante/calendario.