COORDENAÇÃO DE EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE DIPLOMA
PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DOS DIPLOMAS DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
A Coordenação de Expedição e Registro de Diploma-CERD, setor encarregado pelo processamento técnico da expedição e registro do diploma dos cursos de graduação da Univasf, informa:
Foi instituído pelo Ministério da Educação, Portaria nº 1.001/2021, que A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2022, todo diploma de graduação no Brasil SERÁ EMITIDO EM MEIO DIGITAL.
O QUE É O DIPLOMA DIGITAL?
O Diploma digital é o documento com existência e armazenamento integralmente digitais, emitido no formato Extensible Markup Language (XML), assinado segundo o Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais (PBAD).
Além do XML do diploma digital, também será fornecido ao graduado a Representação Visual do Diploma Digital (RVDD), garantindo-lhe a visualização do diploma no layout padronizado pela Universidade.
A 1ª via do diploma digital é gratuíta, sendo emitida por meio do sistema Acadigitus/Univasf e entregue em dois formatos: arquivo XML e RVDD em PDF.
Como faço para obter a 1ª via do DIPLOMA DIGITAL?
APÓS A COLAÇÃO DE GRAU, O GRADUADO DEVE:
a) Digitalizar os documentos necessários à expedição do diploma, conforme checklist:
- CPF;
- Documento de Identificação oficial com foto, preferencialmente o documento com foto atualizada. (Ex.: CNH, Carteira de Trabalho - CTPS, Passaporte e Identidade Funcional ou RNE para estrangeiros);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Certidão de quitação eleitoral;
- Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório. Serão aceitos os seguintes documentos: CDI (frente, verso e parte interna que consta a assinatura/digital) ou *Reservista ou Carteira funcional Militar, Estadual e Federal;
- Histórico e Certificado de conclusão do ensino médio;
- Certidão de conclusão de curso da graduação.
b) Acessar o link: FORMULÁRIO DE EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO, preencher e anexar os documentos digitalizados em arquivo único no formato PDF.
OBSERVAÇÃO:
a) Caso não haja preenchimento do formulário eletrônico, os dados do acervo acadêmico serão considerados válidos para fins de emissão de diploma, bem como, serão utilizados os dados cadastrais do graduado para atualização do Sistema de Gestão Acadêmica – SIG@.
b) As informações, atualizadas ou não, disponíveis nos sistemas desta IES, são de inteira responsabilidade do egresso, visto que o art. 11, da Lei MEC nº 1095/2018, a qual dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores, estabelece: "O processo de registro de diploma deverá ser instituído com documentos indispensáveis que garantam autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos a serem produzidos."(Grifo nosso).
NÃO EMITIMOS DIPLOMA EM FORMATO FÍSICO.
IMPORTANTE!
1- O solicitante deverá encaminhar a documentação dentro da validade e preencher o referido formulário corretamente a fim de serem iniciados os trâmites de emissão e registro do Diploma Digital.
2- O diplomado só será notificado em caso de pendência documental. Após a análise dos documentos o(a) graduado(a) receberá um e-mail com as informações sobre o trâmite da emissão do diploma e/ou possíveis pendências a serem sanadas.
3- A entrega do diploma ocorrerá em até 120 dias. Contudo, para cumprimento desse prazo, é imprescindível o preenchimento deste FORMULÁRIO, após a sua COLAÇÃO DE GRAU.
4- Para os graduados dos cursos de ENGENHARIA e MEDICINA, a CERD enviará a declaração de trâmite de diploma, em atendimento à exigência dos Conselhos Profissionais. Outra situação em que haja a necessidada da declaração deverá ser solicitada através do e-mail: cerd.srca@univasf.edu.br, mediante justificativa.
5- A 1ª via do diploma digital é gratuita. Porém, para os portadores de diploma físicos que tenham interesse em solicitar o diploma digital, a CERD seguirá todos os ritos especificados para emissão de segundas vias, incluindo a cobrança da taxa.
6- O prazo máximo para entrega é de 120 dias, sendo 60 dias relativos ao procedimento de expedição e 60 referentes as atividades de registro, conforme estabelecido pela Portaria MEC nº 1.095/2018.Ressalta-se que o referido prazo é passível de prorrogação em caso fortuito ou de força maior. Após 120 dias, o(a) graduado (a) deve verificar no Portal do Estudante, acessando o menu Diplomas, submenu Recebimento de Diplomas, a disponibilidade do diploma e os procedimentos para o acesso.
Clique aqui e veja o TUTORIAL PARA ACESSO AO DIPLOMA DIGITAL
Como faço para obter a 2ª via do Diploma da Graduação? Como faço para realizar o apostilamento do diploma, em formato físico?
2ª VIA DE DIPLOMA
A 2ª via do diploma poderá ser solicitada nas seguintes hipóteses:
- Portador de diploma físico que teve o documento roubado ou extraviado: obrigatório apresentar o boletim de ocorrência;
- Portador de diploma físico que teve o documento danificado: obrigatório apresentar o diploma danificado;
- Portador de diploma digital que teve o nome alterado legalmente: obrigatório apresentar a certidão de nascimento/casamento.
Para emissão da 2ª via do diploma, a 1ª via (física ou digital) será revogada.
Nas três situações supracitadas, o diploma será entregue, apenas, em formato digital (arquivo XML e RVDD). Além disso, deverá ser paga uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$50,00 (cinquenta reais).
O prazo máximo para entrega é de 120 dias, sendo 60 dias relativos ao procedimento de expedição e 60 referentes as atividades de registro, conforme estabelecido pela Portaria MEC nº 1.095/2018.Ressalta-se que o referido prazo é passível de prorrogação em caso fortuito ou de força maior.
Após 120 dias, o(a) graduado(a) deve verificar no Portal do Estudante, acessando o menu Diplomas, submenu Recebimento de Diplomas, a disponibilidade do diploma e os procedimentos para sua entrega.
Para solicitar a 2ª via do diploma de graduação, CLIQUE AQUI e preencha o formulário.
Apostilamentos de Diplomas da Graduação
O APOSTILAMENTO são anotações realizadas no verso do diploma já registrado, que dizem respeito à identificação do diplomado. O serviço é disponibilizado, gratuitamente, sem cobrança de taxa.
COMO SOLICITAR:
Os pedidos de apostilamento de diploma, em formato físico, podem ser solicitados por e-mail, mediante agendamento para entrega de documentos que comprovem a nova situação. A solicitação poderá ser realizada pelo egresso ou seu procurador legal, presencialmente ou pelo correio.
Poderá ser realizado o apostilamento de identificação do diplomado, quando houver:
I – mudança de nome por casamento, divórcio, reconhecimento de paternidade, ou decisão judicial;
II – naturalização;
III – alteração da cédula de identidade.
Documentos obrigarórios para apostilamento:
- Certidão de nascimento/casamento.
Como faço para verificar os diplomas apostilados da graduação no âmbito da Univasf?
1. Clique aqui para verificar a listagem dos diplomas apostilados.
É possível obter a RVDD impressa?
Será permitida ao diplomado(a) solicitar a impressão da RVDD com a utilização de papel com tratamento gráfico especial. O prazo de entrega da RVDD impressa é de até 60 dias, contados a partir da data de solicitação. Contudo, é necessário o pagamento de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor a ser definido em regulamento interno.
SERVIÇO TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL