Você está aqui: Página Inicial > Informações ao Estudante > Diplomas > RECEBIMENTO DO DIPLOMA

logo srca.png

COORDENAÇÃO DE EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE DIPLOMA
PROCEDIMENTOS PARA O RECEBIMENTO DO DIPLOMA DE GRADUAÇÃO

A Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas – CERD, vinculada à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico – SRCA divulga os  procedimentos para o recebimento do diploma.

Como faço para receber o diploma digital?

Foi instituído pelo Ministério da Educação, Portaria nº 1.001/2021,  que  a partir de 1º de janeiro de 2022, todo  diploma de graduação no Brasil será emitido em meio digital.

O Diploma digital  é o documento emitido no formato (XML), assinado segundo o padrão de  Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, também conhecida como ICP-Brasil.
 
Além do XML do diploma digital o(a) diplomado(a) recebe a Representação Visual do Diploma Digital (RVDD), garantindo-lhe a visualização do diploma no layout padronizado pela Universidade. A RVDD também possui mecanismos de verificação de autenticidade do diploma digital.

A Univasf desenvolveu um sistema para emissão dos dipomas digitais, o Sistema de Gerenciamento de Documentos Acadêmicos Digitais (Acadigitus/Univasf).
Os(as) diplomados(as) cujos nomes constem na listagem de diplomas disponíveis para recebimento deverão seguir os procedimentos indicados abaixo para obtenção do diploma digital:

1- Acessar o Acadigitus/Univasf no endereço: Acadigitus (univasf.edu.br);
2- Clicar em PRIMEIRO ACESSO, inserir o CPF;
3- O sistema envia um e-mail com os dados de login e senha;
4- Após o recebimento do e-mail, deve-se efetuar login no Acadigitus, escolher o MENU DOCUMENTOS, clicar em DIPLOMA. 
5- Na tela do computador aparece três opçoes de arquivos: XML documentação acadêmica; XML diploma e a RVDD.
6- Efetue o download da RVDD. Esse documento poderá ser utilizado como o comprovante da conclusão do curso de graduação.


Clique aqui PARA VERIFICAR A LISTAGEM DOS DIPLOMAS DIGITAIS DISPONÍVEIS PARA RECEBIMENTO PELO ACADIGITUS


Como faço para validar o diploma digital?

De acordo com o Art. 7º da  Instrução Normativa MEC nº 1/2020,  "Fica estabelecido como mecanismo obrigatório na RVDD para acesso ao XML do diploma digital assinado, o código de validação e o código de barras bidimensional (Quick Response Code - QR Code) para que se possibilite a interface entre a representação visual e o ambiente virtual em que se encontra o diploma digital". 

Assim, a  validação do diploma digital da Univasf pode ser realizada das seguintes formas:

1ª forma – O interessado deverá acessar o endereço eletrônico https://acadigitus.univasf.edu.br clicar no menu VALIDAR DIPLOMA DIGITAL e inserir o código de validação presente na RVDD do diploma (código em caracteres alfanuméricos disponível no canto inferior direito da 1ª página do diploma após o link https://acadigitus.univasf.edu.br/diploma, conforme o exemplo 9123.9123.asf68af76acd - 9123-9123-asf68af76acd);

2ª forma – O interessado deverá clicar no link que se encontra no canto inferior direito na primeira página do diploma; em seguida abrirá uma nova tela que possibilitará conferir a autenticidade do diploma;

3ª forma – O interessado poderá apontar a câmera do dispositivo eletrônico para o QR Code, que se encontra no canto inferior direito da segunda página do diploma; em seguida abrirá uma nova tela que possibilitará conferir a autenticidade do diploma.

atenção.png

Observação 1 : O código de validação presente na RVDD permite validar o estado atual do diploma digital registrado pela IES. A validação da autenticidade do documento e sua integridade se dão através da validação das assinaturas digitais nele aplicadas. 

Observação 2:   O resultado da consulta do Diploma Digital deve respeitar a legislação vigente sobre exposição de dados pessoais, neste sentido, além dos dados estabelecidos no art. 21 da Portaria MEC nº 1.095/2018, quando a consulta informar código de validação deve fornecer o status do diploma (Ativo / Anulado) bem como o acesso ao XML assinado do diploma digital (Instrução Normativa MEC nº1/2020). 

 Clique aqui e veja o TUTORIAL PARA ACESSO AO DIPLOMA DIGITAL

Como faço para receber o diploma físico (papel)?

atenção.pngPara quem colou grau até 31/12/2021.

O diploma físico é o documento emitido em papel com tratamento gráfico especial e será disponibilizado para os(as) graduados(as) que tiveram os seus diplomas confeccionados até 31/12/2021.

Os(as) diplomados(as) cujos nomes constem na listagem de diplomas disponíveis para recebimento deverão realizar o agendamento prévio (por e-mail)  para o  recebimento do diploma.

 Sobre o AGENDAMENTO: 

a) Confirme se seu nome está entre os diplomas disponíveis para recebimento do diploma físico;

b)  Agende a retirada através do e-mail: agendamento.srca@univasf.edu.br

c) Escreva no assunto do e-mail: AGENDAMENTO PARA RECEBIMENTO DE DIPLOMA - Nome do discente (nome do curso).

d) No corpo do e-mail sugira três opções (dia e horário) para que o setor competente verifique a possiblidade do agendamento. O horário disponibilizado para entrega será  das 8h às 12h.

e) Para o recebimento do diploma, o interessado deve estar portando um documento de identificação oficial com foto (original).

Em caso da retirada do diploma por terceiro, é necessário apresentar uma procuração particular original (com firma reconhecida em cartório) e documento de identificação do procurador (original e cópia).

MODELOS DE PROCURAÇÃO:

►  Clique aqui  para acessar o modelo para preenchimento manuscrito;

►  Clique aqui  para acessar o modelo para preenchimento digital. Não esquecer de escolher a opção (RECEBER)


 Clique aqui PARA VERIFICAR A PUBLICAÇÃO DOS LOTES DE DIPLOMAS FÍSICOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS PARA RETIRADA