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COORDENAÇÃO DE EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE DIPLOMA

PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DOS DIPLOMAS DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO


A Coordenação de Expedição e Registro de Diploma-CERD, setor encarregado pelo processamento técnico da expedição e registro do diploma  dos cursos de graduação da Univasf, informa:

Foi instituído pelo Ministério da Educação, Portaria nº 1.001/2021,  que A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2022, todo  diploma de graduação no Brasil SERÁ EMITIDO EM MEIO DIGITAL. 

 

O QUE É O DIPLOMA DIGITAL?

O Diploma digital  é o documento com existência e armazenamento integralmente digitais, emitido no formato Extensible Markup Language (XML), assinado segundo o Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais (PBAD).

Além do XML do diploma digital, também será fornecido ao graduado a Representação Visual do Diploma Digital (RVDD), garantindo-lhe a visualização do diploma no layout padronizado pela Universidade.

A 1ª via do diploma digital é gratuíta, sendo emitida por meio do sistema Acadigitus/Univasf e entregue em dois formatos: arquivo  XML e  RVDD em PDF.

Como faço para obter a 1ª via do DIPLOMA DIGITAL?

APÓS A COLAÇÃO DE GRAU, O GRADUADO DEVE:

a)  Digitalizar os documentos necessários à expedição do diploma, conforme checklist:

  1. CPF;
  2. Documento de Identificação oficial com foto, preferencialmente o documento com foto atualizada. (Ex.:CNH, Carteira de Trabalho (CTPS), Passaporte e Identidade Funcional ou RNE para estrangeiros);
  3. Certidão de nascimento ou casamento;
  4. Certidão de quitação eleitoral;
  5. Certificado de quitação militar;
  6. Histórico e Certificado de conclusão do ensino médio;
  7. Certidão de conclusão de curso da graduação.


b)  Acessar o link: FORMULÁRIO DE EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃOpreencher e anexar os documentos digitalizados  em  arquivo único no formato PDF. 

atenção.pngNÃO EMITIMOS DIPLOMA EM FORMATO FÍSICO.

 

IMPORTANTE! 

1- O solicitante deverá encaminhar a documentação dentro da validade e preencher o referido formulário corretamente a fim de serem iniciados os trâmites de emissão e registro do Diploma Digital.

2- O diplomado só será notificado em caso de pendência documental. Após a análise dos documentos o(a) graduado(a) receberá um e-mail com as informações sobre o trâmite da emissão do diploma e/ou possíveis pendências a serem sanadas.

3- A entrega do diploma ocorrerá em até 120 dias. Contudo, para cumprimento desse prazo, é imprescindível o preenchimento deste FORMULÁRIO, após a sua COLAÇÃO DE GRAU.

4- Para os graduados dos cursos de ENGENHARIA e  MEDICINA, a CERD enviará a declaração de trâmite de diploma, em atendimento à exigência dos Conselhos Profissionais. Outra situação em que haja  a necessidada da declaração deverá ser solicitada através do e-mail: cerd.srca@univasf.edu.br, mediante justificativa.

5- A 1ª via do diploma digital é gratuita. Porém, para os portadores de diploma físicos que  tenham interesse em solicitar o diploma digital, a CERD seguirá  todos os ritos especificados para emissão de segundas vias, incluindo a cobrança da taxa.

6- O prazo máximo para entrega é de 120 dias, sendo 60 dias relativos ao procedimento de expedição e 60 referentes as atividades de registro, conforme estabelecido pela Portaria MEC nº 1.095/2018.Ressalta-se que o referido prazo é passível de prorrogação em caso fortuito ou de força maior. Após 120 dias, o(a) graduado (a) deve verificar no Portal do Estudante, acessando o menu Diplomas, submenu Recebimento de Diplomas, a disponibilidade do diploma e os procedimentos para o acesso.

 Clique aqui e veja o TUTORIAL PARA ACESSO AO DIPLOMA DIGITAL 

Como faço para obter a 2ª via do Diploma da Graduação? Como faço para realizar o apostilamento do diploma, em formato físico?

  atenção.png2ª VIA DE DIPLOMA

A 2ª via do diploma poderá ser solicitada nas seguintes hipóteses: 

- Portador de diploma físico que teve o documento roubado ou extraviado: obrigatório apresentar o boletim de ocorrência; 

- Portador de diploma físico que teve o documento danificado: obrigatório apresentar o diploma danificado;

- Portador de diploma digital que teve o nome alterado legalmente: obrigatório apresentar a certidão de nascimento/casamento.

Para emissão da 2ª via do diploma, a 1ª via (física ou digital) será revogada. 

Nas três situações supracitadas, o diploma será entregue, apenas, em formato digital (arquivo XML e RVDD). Além disso, deverá ser paga uma Guia de Recolhimento da  União (GRU) no valor de R$50,00 (cinquenta reais).

O prazo máximo para entrega é de 120 dias, sendo 60 dias relativos ao procedimento de expedição e 60 referentes as atividades de registro, conforme estabelecido pela Portaria MEC nº 1.095/2018.Ressalta-se que o referido prazo é passível de prorrogação em caso fortuito ou de força maior.

Após 120 dias, o(a) graduado(a) deve verificar no Portal do Estudante, acessando o menu Diplomas, submenu Recebimento de Diplomasa disponibilidade do diploma e os procedimentos para sua entrega.

Para solicitar a 2ª via do diploma de graduação, CLIQUE AQUI  e preencha o formulário.

Apostilamentos de Diplomas da Graduação

O APOSTILAMENTO são anotações realizadas no verso do diploma já registrado, que dizem respeito à identificação do diplomado. O serviço é disponibilizado, gratuitamente, sem cobrança de taxa. 

COMO SOLICITAR:

Os pedidos de apostilamento de diploma, em formato físico, podem ser solicitados por e-mail, mediante agendamento para entrega de documentos que comprovem a nova situação. A solicitação poderá ser realizada pelo egresso ou seu procurador legal, presencialmente ou pelo correio. 

Poderá ser realizado o apostilamento de identificação do diplomado, quando houver:

I – mudança de nome por casamento, divórcio, reconhecimento de paternidade, ou decisão judicial;
II – naturalização;
III – alteração da cédula de identidade.

Documentos obrigarórios para apostilamento:

  • Diploma original. 
  • Documento de identificação oficial com foto (Registro Geral (RG) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) para os estrangeiros; 
  • Procuração (para solicitações realizadas por representante do diplomado);
  • Certidão de nascimento/casamento.


Como faço para verificar os diplomas apostilados da graduação no âmbito da Univasf?

1. Clique aqui para verificar a listagem dos diplomas apostilados.  

É possível obter a RVDD impressa?

Será permitida ao diplomado(a) solicitar a impressão da RVDD com a utilização de papel com tratamento gráfico especial. O prazo de entrega da RVDD impressa é de até 60 dias, contados a partir da data de solicitação. Contudo, é necessário o pagamento de uma Guia de Recolhimento da União (GRU)  no valor a ser definido em regulamento interno.

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SERVIÇO TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL