COORDENAÇÃO DE EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE DIPLOMA
PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DOS DIPLOMAS DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
A Coordenação de Expedição e Registro de Diploma-CERD, setor encarregado pelo processamento técnico da expedição e registro do diploma dos cursos de graduação da Univasf, informa:
Foi instituído pelo Ministério da Educação, Portaria nº 1.001/2021, que A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2022, todo diploma de graduação no Brasil SERÁ EMITIDO EM MEIO DIGITAL.
O QUE É O DIPLOMA DIGITAL?
O Diploma digital é o documento com existência e armazenamento integralmente digitais, emitido no formato Extensible Markup Language (XML), assinado segundo o Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais (PBAD).
Além do XML do diploma digital, também será fornecido ao graduado a Representação Visual do Diploma Digital (RVDD), garantindo-lhe a visualização do diploma no layout padronizado pela Universidade.
A 1ª via do diploma digital é gratuíta, sendo emitida por meio do sistema Acadigitus/Univasf e entregue em dois formatos: arquivo XML e RVDD em PDF.
Como faço para obter a 1ª via do DIPLOMA DIGITAL?
APÓS A COLAÇÃO DE GRAU, O GRADUADO DEVE:
a) Digitalizar os documentos necessários à expedição do diploma, conforme checklist:
- CPF;
- Documento de Identificação oficial com foto, preferencialmente o documento com foto atualizada. (Ex.:CNH, Carteira de Trabalho (CTPS), Passaporte e Identidade Funcional ou RNE para estrangeiros);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Certidão de quitação eleitoral;
- Certificado de quitação militar;
- Histórico e Certificado de conclusão do ensino médio;
- Certidão de conclusão de curso da graduação.
b) Acessar o link: FORMULÁRIO DE EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO, preencher e anexar os documentos digitalizados em arquivo único no formato PDF.
NÃO EMITIMOS DIPLOMA EM FORMATO FÍSICO.
IMPORTANTE!
1- O solicitante deverá encaminhar a documentação dentro da validade e preencher o referido formulário corretamente a fim de serem iniciados os trâmites de emissão e registro do Diploma Digital.
2- O diplomado só será notificado em caso de pendência documental. Após a análise dos documentos o(a) graduado(a) receberá um e-mail com as informações sobre o trâmite da emissão do diploma e/ou possíveis pendências a serem sanadas.
3- A entrega do diploma ocorrerá em até 120 dias. Contudo, para cumprimento desse prazo, é imprescindível o preenchimento deste FORMULÁRIO, após a sua COLAÇÃO DE GRAU.
4- Para os graduados dos cursos de ENGENHARIA e MEDICINA, a CERD enviará a declaração de trâmite de diploma, em atendimento à exigência dos Conselhos Profissionais. Outra situação em que haja a necessidada da declaração deverá ser solicitada através do e-mail: cerd.srca@univasf.edu.br, mediante justificativa.
5- A 1ª via do diploma digital é gratuita. Porém, para os portadores de diploma físicos que tenham interesse em solicitar o diploma digital, a CERD seguirá todos os ritos especificados para emissão de segundas vias, incluindo a cobrança da taxa.
6- O prazo máximo para entrega é de 120 dias, sendo 60 dias relativos ao procedimento de expedição e 60 referentes as atividades de registro, conforme estabelecido pela Portaria MEC nº 1.095/2018.Ressalta-se que o referido prazo é passível de prorrogação em caso fortuito ou de força maior. Após 120 dias, o(a) graduado (a) deve verificar no Portal do Estudante, acessando o menu Diplomas, submenu Recebimento de Diplomas, a disponibilidade do diploma e os procedimentos para o acesso.
Clique aqui e veja o TUTORIAL PARA ACESSO AO DIPLOMA DIGITAL
Como faço para obter a 2ª via do Diploma da Graduação? Como faço para realizar o apostilamento do diploma, em formato físico?
2ª VIA DE DIPLOMA
A 2ª via do diploma poderá ser solicitada nas seguintes hipóteses:
- Portador de diploma físico que teve o documento roubado ou extraviado: obrigatório apresentar o boletim de ocorrência;
- Portador de diploma físico que teve o documento danificado: obrigatório apresentar o diploma danificado;
- Portador de diploma digital que teve o nome alterado legalmente: obrigatório apresentar a certidão de nascimento/casamento.
Para emissão da 2ª via do diploma, a 1ª via (física ou digital) será revogada.
Nas três situações supracitadas, o diploma será entregue, apenas, em formato digital (arquivo XML e RVDD). Além disso, deverá ser paga uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$50,00 (cinquenta reais).
O prazo máximo para entrega é de 120 dias, sendo 60 dias relativos ao procedimento de expedição e 60 referentes as atividades de registro, conforme estabelecido pela Portaria MEC nº 1.095/2018.Ressalta-se que o referido prazo é passível de prorrogação em caso fortuito ou de força maior.
Após 120 dias, o(a) graduado(a) deve verificar no Portal do Estudante, acessando o menu Diplomas, submenu Recebimento de Diplomas, a disponibilidade do diploma e os procedimentos para sua entrega.
Para solicitar a 2ª via do diploma de graduação, CLIQUE AQUI e preencha o formulário.
Apostilamentos de Diplomas da Graduação
O APOSTILAMENTO são anotações realizadas no verso do diploma já registrado, que dizem respeito à identificação do diplomado. O serviço é disponibilizado, gratuitamente, sem cobrança de taxa.
COMO SOLICITAR:
Os pedidos de apostilamento de diploma, em formato físico, podem ser solicitados por e-mail, mediante agendamento para entrega de documentos que comprovem a nova situação. A solicitação poderá ser realizada pelo egresso ou seu procurador legal, presencialmente ou pelo correio.
Poderá ser realizado o apostilamento de identificação do diplomado, quando houver:
I – mudança de nome por casamento, divórcio, reconhecimento de paternidade, ou decisão judicial;
II – naturalização;
III – alteração da cédula de identidade.
Documentos obrigarórios para apostilamento:
- Certidão de nascimento/casamento.
Como faço para verificar os diplomas apostilados da graduação no âmbito da Univasf?
1. Clique aqui para verificar a listagem dos diplomas apostilados.
É possível obter a RVDD impressa?
Será permitida ao diplomado(a) solicitar a impressão da RVDD com a utilização de papel com tratamento gráfico especial. O prazo de entrega da RVDD impressa é de até 60 dias, contados a partir da data de solicitação. Contudo, é necessário o pagamento de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor a ser definido em regulamento interno.
SERVIÇO TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL