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por Caroline Carvalho publicado 07/12/2016 10h50, última modificação 22/05/2021 10h37

Como solicitar o diploma/certificado de Pós-graduação?

A Diretoria de Pós-Graduação - DPG informa que para dar entrada no Processo Acadêmico de Emissão e Registro de Diplomas de forma remota está sendo através do e-mail diplomas.dpg@univasf.edu.br, que agora é o e-mail oficial da DPG/PRPPGI para solicitação de emissão de diplomas e certificados, colocando no ASSUNTO: REQUERIMENTO DE DIPLOMA/CERTIFICADO.

Todas as solicitações realizadas de forma remota por estudantes (matriculado, vinculado ou formado) deverão ser formalizadas pelo seu e-mail institucional. Assim, caso não possua o e-mail institucional, acesso o link  https://portais.univasf.edu.br/sti/servicos-sti/manuais/arquivos/orientacoes_para_acesso_ao_email_discente.pdf e veja as instruções para o cadastrado do e-mail.

Imagens PRPPGI Solicitação.jpg

Os diplomas e os certificados dos cursos de Pós-Graduação serão expedidos e registrados  pela Diretoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI, sendo impressos em gráfica previamente licitada para esse fim. O prazo para expedição e registro é de 120 (cento e vinte) dias, que será contado a partir da data do envio à gráfica. Ressaltamos que o referido prazo é passível de prorrogação em caso fortuito ou de força maior.

Para os cursos de Pós-Graduação, são expedidos dois tipos de documentos, quais sejam:

- Diploma: aos egressos dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado/Doutorado);

- Certificado: aos egressos dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização e Residência).

O pós-graduado deverá enviar e-mail para diplomas.dpg@univasf.edu.br, que agora é o e-mail oficial da DPG/PRPPGI  para solicitação de emissão de diplomas, colocando no ASSUNTO: REQUERIMENTO DE DIPLOMA/CERTIFICADO, conforme os seguintes serviços: 

1ª via:  é gratuita, devendo ser requerido pelo egresso após a Titulação, por meio do requerimento disponível nos links abaixo.

Requerimento Mestrado/Doutorado

Requerimento Especialização

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS:

a) Ter acesso ao e-mail institucional do discente para realizar a solicitação do diploma/certificado.

b)  Baixar, preencher, datar e assinar o requerimento de solicitação de diploma/certificado.

c)  De posse de TODOS os documentos relacionados no requerimento, digitalizar em formato PDFEM UM ÚNICO ARQUIVO, sendo o Requerimento  o primeiro documento e os demais na ordem descrita nele (de 1 a 12, quando se aplicar).

d)  Encaminhar a documentação ao e-mail  (diplomas.dpg@univasf.edu.br) para abertura do processo de expedição e registro de diploma.

ATENÇÃO!

1) As fotos ou documentos escaneados precisam estar legíveis, nítidos e corretamente posicionados.

2) Somente serão aceitos requerimentos enviados por meio do e-mail com domínio institucional (@estudante. univasf.edu. br).

Observação 1: Caso não possua o e-mail institucional, as orientações para acesso ao e-mail pelo estudante estão disponíveis na página da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) através do link: http://portais.univasf.edu.br/sti/servicos-sti/manuais/arquivos/orientacoes_para_acesso_ao_email_discente.pdf

Observação 2: Após a análise dos documentos para expedição do diploma/certificado e estando em conformidade, a DPG enviará ao e-mail institucional do requerente o Protocolo de Recebimento do Requerimento, indicando o número do Processo de Expedição.

Observação 3:No caso de egressos inativos há mais de seis meses e que não possuam acesso ao e-mail institucional é necessário solicitar acesso especial ao SIC do campus do curso, também por e-mail:

Observação 4: Acompanhar (após os 120 dias) a divulgação de lotes de diplomas disponíveis para retirada na página Portal do Estudante, acessando o menu Diplomas, submenu Recebimento de Diplomas e os procedimentos para sua entrega. https://portais.univasf.edu.br/estudante/informacoes-ao-estudante/diplomas/2a-via-de-diploma/capa-2a-via

Observação 5: A procuração para solicitação de diploma somente será aceita se o atendimento for presencial. Portanto, durante o atendimento remoto não cabe solicitação de diploma por procuração, será aceito apenas solicitação realizada do e-mail institucional do próprio pós-graduado.


 2ª via: será emitida mediante pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) com valor de  R$ 50,00 (cinquenta reais), por motivo de extravio ou dano,  outros casos não enquadrados nas situações anteriores serão analisados pela DPG/PRPPGI. A solicitação deverá ser realizada atendendo as exigências dispostas no requerimento disponível no link abaixo.

Procedimentos:

a) Ter acesso ao e-mail institucional do discente para realizar a solicitação da 2ª via do diploma.

- Somente serão aceitos requerimentos enviados por meio do e-mail com domínio institucional (@estudante.univasf.edu.br).

- Caso não possua o e-mail institucional, acesso o link e veja as instruções para o cadastrado do e-mail.

- Nos casos de GRADUADOS inativos a mais de seis meses e que não possuam acesso ao e-mail institucional, é necessário solicitar o acesso especial ao SIC do campus do curso.

b) Baixar e preencher Requerimento da 2ª via de solicitação de diploma.

► Requerimento da 2ª via

c) Realizar o pagamento da taxa de 2ª via.

► Clique aqui para emitir a GRU e insira os dados abaixo:

I - Unidade Gestora (UG): 154421

II – Gestão: 26230 – Fund. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

III – Código de Recolhimento: 28830-6

IV – Número de Referência: 10030400

V – Competência (mm/aaaa): mês/ano

VI – Vencimento (dd/mm/aaaa): Colocar o dia, mês e ano que for efetuado o pagamento.

VII – CPF do Contribuinte: CPF do pós- graduado

VIII – Nome do Contribuinte/Recolhedor: Nome do pós- graduado

IX – Valor Principal (R$): 50,00

d) Digitalizar o requerimento e demais documentos necessários à expedição do diploma, conforme checklist contido no requerimento.
e) Encaminhar a documentação exigida ao e-mail  (diplomas.dpg@univasf.edu.br) para abertura do processo de expedição e registro da 2ª via do diploma/certificado.

f) Após a análise dos documentos para expedição do diploma e estando em conformidade, a DPG enviará ao e-mail institucional do do requerente o Protocolo de Recebimento do Requerimento, indicando o número do Processo de Expedição.

g) Após 120 dias, o interessado deve verificar no Portal do Estudante, acessando o menu Diplomas, submenu Recebimento de Diplomas, a disponibilidade do diploma e os procedimentos para sua entrega (https://portais.univasf.edu.br/estudante/informacoes-ao-estudante/diplomas/2a-via-de-diploma/capa-2a-via).

IMPORTANTE

Antes da solicitação do diploma/certificado, o pós-graduado deve se dirigir à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico - SRCA para solicitar o histórico com o status de TITULADO. Para tanto, deve-se apresentar os originais dos seguintes documentos: Documento de identificação com foto,  Ata de defesa e a  Declaração de conclusão de curso.

A DPG/PRPPGI não emite declaração ou certidão de conclusão de curso de Pós-Graduação, sendo estes documentos fornecidos pelas Coordenações dos cursos.