Você está aqui: Página Inicial > Informações ao Estudante > ENADE > ENADE'S anteriores > Dúvidas Frequentes ENADE 2011

ENADE

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O ENADE

  • O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento. Será aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso, admitida a utilização de procedimentos amostrais.

  • Qual o objetivo do Enade?

É objetivo do Enade acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

  • Quais serão os Cursos avaliados pelo Enade 2011?

Serão avaliados pelo ENADE no ano de 2011 os estudantes:

I — dos cursos que conferem diploma de bacharel em arquitetura e urbanismo e engenharia;

II — dos cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura em biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática e química;

III — dos cursos que conferem diploma de licenciatura em pedagogia, educação física, artes visuais e música; e

IV — dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

  • Quais os estudantes que prestarão as provas do Enade 2011?

Os estudantes iniciantes e concluintes dos cursos serão selecionados para prestarem as provas, na forma especificada a seguir:

— Serão considerados estudantes ingressantes aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de realização do Enade.

— Serão considerados estudantes concluintes aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso no ano de realização do Enade, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES.

  • Quando serão aplicadas as provas do Enade 2011?

A prova do Enade 2011 será aplicada no dia 06 de novembro de 2011, com início às 13 horas (horário oficial de Brasília), aos estudantes do final do primeiro e do último ano dos cursos descritos no artigo 1º da Portaria Normativa, independentemente da organização curricular adotada pela IES.

  • Quem está dispensado do Enade 2011?

Ficam dispensados do Enade 2011 os estudantes de cursos não descritos no artigo 1º desta portaria normativa. O registro no histórico escolar será realizado com a menção: “Estudante dispensado do Enade 2011 em razão do calendário trienal”.

Ficam dispensados do Enade 2011 os estudantes dos cursos descritos no artigo 1º desta portaria normativa que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2011 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2011, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

O registro no histórico escolar será realizado com a menção: “Estudante dispensado do Enade 2011 em razão de mobilidade acadêmica”.

  • Caso fique impedido de realizar a prova, poderá prejudicar o discente de alguma forma?

O discente que não prestar a prova fica com situação irregular no Enade e, por isso, não poderá colar grau, solicitar diploma ou exercer a profissão, uma vez que se trata de um componente curricular obrigatório.

Após a realização da prova, o MEC divulga os procedimentos para pedir dispensa do Enade, mas o discente precisa justificar a ausência e esta solicitação passa pelo crivo de uma comissão designada pelo MEC. Essa comissão poderá ou não acatar a solicitação do discente.

  • Quem faz a inscrição dos estudantes no Enade?

A inscrição dos discentes aptos a realizarem a prova do Enade fica a cargo das instituições de ensino. Posteriormente, a Univasf divulga a lista dos discentes que prestarão a prova do Enade 2011.