Documentos norteadores
O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI é um importante elemento para o processo de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, sejam elas públicas ou privadas.
Ele busca nortear a trajetória escolhida pela Instituição, sustentada pelo cumprimento de sua missão e alcançando seus objetivos, o que irá refletir a identidade da Instituição.
Desse modo, o PDI representa um ponto de destaque no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, estabelecido pela Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
Para conduzir o processo de construção do PDI Univasf 2016-2025, foi instituída uma Comissão de Sistematização (CS), através da Portaria Univasf nº 453, de 05/08/2014. Também, os trabalhos contaram com o suporte prestado pelos membros da Comissão de Operacionalização, designados pela Portaria Univasf nº 483, de 20/08/2014.
Composta por representantes da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), do Gabinete da Reitoria e do Conselho Universitário (Conuni), a CS trabalhou com uma metodologia participativa na preparação do documento, primando pelo envolvimento dos diversos segmentos da comunidade universitária nesse processo. Confira as formas de participação utilizadas na construção do PDI Univasf 2016-2025, clique aqui.
Para conhecer o PDI 2009-2014, acesse:
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Univasf 2009-2014
Aspectos legais e normativos:
Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração
Lei No 10.861, de 14 de abril de 2004
Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, atualizado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007
Portaria normativa nº 40 - MEC, de 12 de dezembro de 2007
Resolução Nº 3, de 14 de outubro de 2010 - CNE
Orientações Gerais para Roteiro da Auto-Avaliação das Instituições (INEP, 2004)