Você está aqui: Página Inicial > Histórico de Elaboração > Formas de participação

Formas de participação

publicado 18/08/2017 13h33, última modificação 21/08/2017 16h46

Grupos de Trabalho (GT’s):

Os trabalhos contaram com oitos GTs, que realizaram discussões sobre temáticas específicas, subsidiando a posterior definição dos objetivos e metas da Universidade, para os próximos anos, em cada área de discussão.

  • Ensino de Graduação e Pós-Graduação;
  • Pesquisa e Inovação;
  • Extensão, Arte e Cultura;
  • Assistência Estudantil;
  • Gestão Universitária: pessoas;
  • Gestão Universitária: Infraestrutura;
  • Gestão Universitária: organização administrativa;
  • Gestão de TI e Comunicação.

Foram temas transversais às temáticas acima listadas: diversidade; inclusão; desenvolvimento econômico e social; contexto local e regional Semiárido; internacionalização; e sustentabilidade.

Para a composição dos GTs, a Comissão de Sistematização recebeu nomes indicados pelas Câmaras e Comissões já atuantes na Universidade, bem como através de chamadas abertas à participação de interessados em compor esses grupos.

Os GTs tiveram reuniões abertas e amplamente divulgadas para possibilitar a presença de interessados em geral. 

Consultas Públicas

Além das discussões e demais atividades junto aos GTs, houve mecanismos de consulta pública sobre grandes temas pertinentes ao PDI. As consultas foram abertas e contaram com ferramentas virtuais de apoio às discussões, ampliando o debate.

Sessões Públicas

Cada campus da Universidade recebeu sessões públicas que propiciaram a interação entre comunidade interna e externa e o aprimoramento das discussões que levaram à consolidação do novo PDI.

Eventos de compartilhamento de experiências

Eventos para propiciar a discussão de experiências e socializar o status dos trabalhos foram realizados com freqüência, inclusive oportunizando o conhecimento sobre a vivência de outras instituições com a construção de seus Planos de Desenvolvimento Institucional.

Correio eletrônico e site

A todo momento,  dúvidas, sugestões e outras formas de manifestação, poderiam ser encaminhadas através do endereço pdi10anos@univasf.edu.br. Também, o site manteve a agenda atualizada dos trabalhos, indicando dia e hora de eventos como reuniões de GTs e sessões públicas, para as quais toda a comunidade estará convidada.
Confira a agenda de atividades, clique aqui.

Apreciação do Conuni

O documento síntese dos trabalhos, no formato de proposta de novo PDI, foi submetido à apreciação do Conselho Universitário, órgão máximo da Universidade, onde estão representados os segmentos discente, docente e técnico-administrativo, além da comunidade externa.

Monitoramento da execução do PDI 2016-2025

Uma vez aprovado pelo Conuni, a Universidade deverá instituir formas coletivas de acompanhamento da execução do novo Plano, de modo que a comunidade esteja permanentemente envolvida no processo de construção conjunta do futuro da instituição.