Você está aqui: Página Inicial > Informações ao Estudante > Diplomas > Pós-Graduação

Capa Pós

por Caroline Carvalho publicado 07/12/2016 10h50, última modificação 12/06/2023 17h03

Como solicitar o diploma/certificado de pós-graduação?

ATENÇÃO ÀS NOVAS ORIENTAÇÕES

A Diretoria de Pós-graduação - DPG informa que para dar entrada no processo acadêmico de emissão e registro de diplomas o requerente deve enviar a solicitação para o e-mail diplomas.dpg@univasf.edu.br, informando nome completo e curso e colocando no campo ASSUNTO: "REQUERIMENTO DE DIPLOMA/CERTIFICADO".

.

Todas as solicitações realizadas por estudantes (matriculados, vinculados ou formados) devem ser formalizadas, preferencialmente, pelo e-mail institucional de discente. 

Imagens PRPPGI Solicitação.jpg

Os diplomas e certificados dos cursos de pós-graduação serão expedidos e registrados  pela Diretoria de Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - DPG/PRPPGI, sendo impressos em gráfica previamente licitada para esse fim. O prazo para expedição e registro é de 120 (cento e vinte) dias, que será contado a partir da data da emissão do Protocolo de Confirmação de Recebimento do Requerimento. Ressaltamos que o referido prazo é passível de prorrogação em caso fortuito ou de força maior.

Para os cursos de pós-graduação, são expedidos dois tipos de documentos, quais sejam:

- Diploma: aos egressos dos cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado/Doutorado);

- Certificado: aos egressos dos cursos de pós-graduação lato sensu (Especialização e Residência).

O pós-graduado deverá enviar e-mail para diplomas.dpg@univasf.edu.br, que é o e-mail oficial da DPG para solicitação de emissão de diplomas, informando nome completo e curso e colocando no ASSUNTO: "REQUERIMENTO DE DIPLOMA/CERTIFICADO", conforme os seguintes serviços: 

1ª via:  é gratuita, devendo ser requerido pelo egresso após a titulação, por meio do requerimento disponível nos links abaixo.

Requerimento Mestrado/Doutorado

Requerimento Especialização

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS:

a)  Baixar, preencher, datar e assinar o requerimento de solicitação de diploma/certificado (disponível nos links informados).

b)  De posse de TODOS os documentos relacionados no requerimento, digitalizá-los em formato PDFEM UM ÚNICO ARQUIVO, sendo o requerimento  o primeiro documento e os demais na ordem descrita nele (de 1 a 12, quando se aplicar). 

c) Encaminhar toda a documentação reunida em um único arquivo em formato PDF ao e-mail (diplomas.dpg@univasf.edu.br) para abertura do processo de expedição e registro de diploma, preferencialmente, pelo e-mail institucional de discente.

ATENÇÃO!

1) Todos os documentos escaneados precisam estar legíveis, nítidos, sem cortes e corretamente posicionados.

2) Após a análise dos documentos para expedição do diploma/certificado, estando em conformidade, a DPG enviará por e-mail, em até 10 (dez) dias úteis, o Protocolo de Recebimento do Requerimento indicando o número do Processo de Expedição.

3) Acompanhar (após os 120 dias) a divulgação de lotes de diplomas disponíveis para retirada na página Portal do Estudante, acessando o menu Diplomas, submenu Recebimento de Diplomas e os procedimentos para sua entrega. Link de acesso: https://portais.univasf.edu.br/estudante/informacoes-ao-estudante/diplomas/2a-via-de-diploma/capa-2a-via


Sendo, a qualquer tempo, detectado falsidade ou divergências nos documentos apresentados, o pedido de diploma ou o diploma poderá ser suspenso ou cancelado, sem prejuízo da sujeição das penalidades administrativas e das medidas judiciais cabíveis com base no Art. 298 - Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa.  (Código Penal - Decreto Lei 2848/40).


 2ª via: será emitida mediante pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) com valor de  R$ 50,00 (cinquenta reais), por motivo de extravio ou dano,  outros casos não enquadrados nas situações anteriores serão analisados pela DPG/PRPPGI. A solicitação deverá ser realizada atendendo as exigências dispostas no requerimento disponível no link abaixo.

PROCEDIMENTOS:

a) Baixar e preencher o Requerimento da 2ª via de solicitação de diploma (disponível no link abaixo).

► Requerimento da 2ª via

b) Realizar o pagamento da taxa GRU de 2ª via.

► Clique aqui para emitir a GRU e insira os dados abaixo:

I - Unidade Gestora (UG): 154421

II – Gestão: 26230 – Fund. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

III – Código de Recolhimento: 28830-6

IV – Número de Referência: 10030400

V – Competência (mm/aaaa): mês/ano

VI – Vencimento (dd/mm/aaaa): Colocar o dia, mês e ano que for efetuado o pagamento.

VII – CPF do Contribuinte: CPF do pós- graduado

VIII – Nome do Contribuinte/Recolhedor: Nome do pós- graduado

IX – Valor Principal (R$): 50,00

c) Digitalizar o requerimento e demais documentos necessários à expedição do diploma, conforme checklist contido no requerimento.
d) Encaminhar a documentação exigida (reunida em um único arquivo em formato PDF) ao e-mail diplomas.dpg@univasf.edu.br para abertura do processo de expedição e registro da 2ª via do diploma/certificado.

e) Após a análise dos documentos para expedição do diploma, estando em conformidade, a DPG enviará por e-mail, em até 10 (dez) dias úteis, o Protocolo de Recebimento do Requerimento, indicando o número do Processo de Expedição.

f) Após 120 dias, o interessado deve verificar no Portal do Estudante, acessando o menu Diplomas, submenu Recebimento de Diplomas, a disponibilidade do diploma e os procedimentos para sua entrega (https://portais.univasf.edu.br/estudante/informacoes-ao-estudante/diplomas/2a-via-de-diploma/capa-2a-via).

IMPORTANTE

Antes da solicitação do diploma/certificado, o pós-graduado deve entrar em contato com a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico - SRCA para solicitar o histórico com o status de TITULADO. Para tanto, deve-se enviar e-mail de solicitação ao endereço eletrônico registroposgraduacao.srca@univasf.edu.br e anexar os seguintes documentos digitalizados: Documento de identificação com foto,  Ata de Defesa e a  Declaração de Conclusão de Curso.

A DPG/PRPPGI não emite declaração ou certidão de conclusão de curso de pós-graduação, sendo estes documentos fornecidos pelas coordenações dos cursos.