Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artigo de egresso do Mestrado em Educação Física da Univasf conquista 1° lugar em concurso nacional

publicado: 13/09/2019 15h13 última modificação: 13/09/2019 15h13
Beatriz Granja

A prática de esportes dentro do ambiente escolar muitas vezes é caracterizada pela competição e seletividade, o que pode impedir a participação de todos. Foi por esta linha de análise que o artigo do egresso Gilberto Feitosa da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), conquistou o 1° lugar no III Concurso da Comissão do Esporte, promovido pela Câmara dos Deputados.

Intitulado “Ensino dos Esportes Coletivos na Educação Física Escolar: Uma Revisão Sistemática na Produção Brasileira”, o trabalho premiado tem origem na dissertação elaborada por Silva, sob a orientação do professor Diego Luz Moura, e defendida em dezembro de 2018 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física. O artigo visa identificar as principais contribuições acadêmicas nos últimos dez anos sobre o ensino de esportes coletivos nas aulas de Educação Física. A premiação está prevista para acontecer no dia 5 de novembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Silva, que é ex-atleta, conta que o interesse em pesquisar o assunto deve-se a experiências competitivas que teve durante sua carreira. “Apesar de ter vivenciado o esporte em toda minha trajetória de forma competitiva, percebi que este não é o único objetivo do esporte dentro da escola”. Para ele, a prática de esportes de modo coletivo, sem o caráter competitivo, evidencia a relação com princípios e valores educacionais.

Para ele, o prêmio é um reconhecimento importante, especialmente porque houve a participação de pesquisadores de todo o país no concurso. “Representa muito, por ser um trabalho do Nordeste, do interior e feito numa universidade pública. É muito gratificante essa conquista”, finaliza. Atualmente, Silva atua no grupo de pesquisas Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da Univasf, que conta com a participação de alunos de pós-graduação e professores da rede básica de ensino.

O professor do PPGEF Diego Moura, que também é coordenador do LECPEF, acredita que a premiação dá visibilidade às pesquisas desenvolvidas na Univasf, além de mostrar o impacto dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física, que promove ações de formação para professores de Educação Física da região. Também é relevante por suscitar o debate sobre a prática do esporte na escola. “Ter a oportunidade de discutir em um cenário nacional, sendo premiado como um artigo importante que fala sobre a escola, dá relevância ao debate pedagógico sobre o esporte no espaço escolar”, destaca Moura.

O III Concurso da Comissão do Esporte tem por finalidade estimular e identificar a produção de artigos científicos com temáticas do esporte nacional, que contribuam para o fortalecimento do Sistema Desportivo Nacional. Ao todo, nove artigos foram premiados no concurso, englobando as seguintes linhas de pesquisas: “Esporte Educacional e Inclusão social”; “Esporte de Rendimento e Indústria do Esporte” e “Políticas Públicas do Esporte”. Os trabalhos vencedores serão publicados na E-Legis –Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados.