Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cemafauna sedia oficina do ICMBio sobre PAN para a conservação da Ararinha-azul em Petrolina

publicado: 13/11/2017 09h31 última modificação: 13/11/2017 09h31
Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna

Durante os dias 13 a 17 desse mês o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina (PE), sediará uma programação que conta com reuniões e rodadas de apresentações que fazem parte do Plano de Ação Nacional para a conservação da ararinha-azul (PAN Ararinha-azul) promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o ICMBio, a oficina tem público específico, voltado para pesquisadores, representantes comunitários, gestores públicos das três esferas governamentais, empresas, dentre outros atores importantes para a conservação da ararina-azul e seu habitat. Tem por objetivos concretizar a monitoria final e avaliação final do PAN Ararinha-azul – 1º Ciclo, também a elaboração do PAN Ararinha-azul – 2º Ciclo, com ações tangíveis e pragmáticas que reflitam uma melhoria na conservação do foco do PAN e com compromissos estabelecidos para sua implantação no período de 2018 a 2022.

Segundo a coordenadora do PAN Ararinha-azul e organizadora do evento, Camile Lugarini, a abordagem metodológica da oficina está referenciada no método de elaboração de PAN desenvolvida pelo ICMBio (IN 25 E PAN GUIA) e em técnicas de facilitação de planejamento participativo com foco em alcance de resultados concretos. Também serão aplicados conceitos e técnicas do passo 1 (avaliação) da IUCN/SSA (2014). A participação é considerada um elemento chave dos processos de planejamento e gestão por resultados.  Tal modelo de gestão permite maior envolvimento e comprometimento com os objetivos a serem alcançados; implica em aprendizagem mútua e desenvolvimento da capacidade de comunicação; faz com que as pessoas se sintam estimuladas e confiantes no trabalho em equipe.

Na terça-feira (14), pela manhã, a programação será aberta ao público em geral, principalmente a estudantes universitários, professores e profissionais da área ambiental.

Serviço:

Data da oficina: 13 a 17 de novembro de 2017

Local de realização: Cemafauna Caatinga, Campus Ciências Agrárias da Univasf, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1, Petrolina-PE.

registrado em: