Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro Nacional de Farmácias Universitárias (Enfaruni) acontecerá na Univasf em junho

publicado: 04/04/2018 15h49 última modificação: 04/04/2018 15h49
Mônica Santos

Com o objetivo de discutir as melhorias e adequações das Farmácias Universitárias por todo o Brasil, será realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) o X Encontro Nacional de Farmácias Universitárias (Enfaruni). O evento, que acontecerá de 11 a 14 de junho no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro, terá como tema “Farmácias Universitárias e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais”. As inscrições para ouvintes e para submissão de trabalhos estão abertas.

As inscrições para o Enfaruni são online e os valores variam de acordo com os níveis de formação dos participantes e o lote de inscrição. A submissão de trabalhos é feita no ato da inscrição, até 11 de maio, seguindo o modelo estabelecido no site do evento. Os trabalhos, que serão apresentados em formato de painel e oral devem estar dentro de um dos eixos: Gestão da Farmácia Universitária; Serviços Farmacêuticos; Educação em Saúde em Farmácia Universitária/Comunitária; Farmácia Magistral; Propaganda e Marketing na Farmácia Universitária; Farmacoepidemiologia/Farmacovigilância em Farmácia Universitária; Farmacoeconomia; e Educação Farmacêutica.

Farmácia Universitária ou Farmácia Escola é um estabelecimento de saúde que oferece serviços farmacêuticos à comunidade, de modo a contribuir para a promoção da saúde e para o uso racional de medicamentos. Outro objetivo é servir como campo de estágio para os acadêmicos de Farmácia, desenvolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão.

De acordo com o professor do Colegiado de Farmácia Roberto Jefferson do Nascimento, o tema do evento foi pensado porque há a pretensão de se estruturar uma Farmácia Universitária na Policlínica da Univasf. “Existe uma comissão no Colegiado de Farmácia que está trabalhando na organização de uma Farmácia Universitária na Univasf. Por isso, esse evento terá importância substancial para a sua estruturação dentro dos padrões de excelência e junto aos nossos gestores institucionais”, diz o professor.

Nascimento ressalta que muitas decisões importantes surgiram nas ultimas edições do evento, como a definição dos padrões mínimos que uma Farmácia Universitária deve possuir para ser considerada de excelência e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Farmácia (DCNs). As DCNs do curso de graduação em Farmácia foram estabelecidas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e definem, em âmbito nacional, os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de Farmacêuticos. Essas diretrizes devem ser aplicadas na organização, desenvolvimento e avaliação dos projetos pedagógicos dos cursos ofertados pelas instituições de ensino superior do País.

Segundo o professor do Colegiado de Farmácia André Santos Silva, um dos organizadores do evento, as novas DCNs propõem um curso mais prático e a Farmácia Universitária é uma forma de fazer com que isso aconteça, oferecendo aos estudantes uma formação completa. “O evento pretende levantar discussões e apresentar resultados concretos que, se aprovados na plenária final, se consolidarão como documentos e serão enviados para os órgãos responsáveis como o Ministério da Educação. Por isso, é muito importante apresentar as experiências exitosas e o que a Univasf vem fazendo em relação a essa temática tão pertinente”, afirma.

registrado em: , ,