Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Simpósio da Liga Interdisciplinar de Saúde Mental terá início nesta terça-feira (10)

publicado: 09/12/2019 14h58 última modificação: 09/12/2019 14h58
Beatriz Granja

Com o tema “Múltiplos Olhares Sobre a Depressão: Reencontrando Sentidos”, o I Simpósio da Liga Interdisciplinar de Saúde Mental (Lisam) será realizado a partir desta terça-feira (10), na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). O evento tem como objetivo capacitar estudantes e profissionais da área da saúde para lidar com demandas relacionadas à depressão. O simpósio será dividido em dois momentos “Reencontrando Sentido” e “Estratégias de Enfrentamento” e será realizado no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE) até quarta-feira (11).

Ao todo, estão disponíveis 120 vagas. A taxa de inscrição custa R$ 15,00. Informações sobre as formas de pagamento estão disponíveis no site. A programação do primeiro dia vai abordar temáticas sobre o “Reencontrando Sentido” e terá início com a palestra “Atividade Física como uma Possibilidade Terapêutica”, a ser ministrada pelo educador físico Leandro Paim. Em seguida, haverá a palestra da psicóloga Ericka Marta, que tratará sobre a temática “O Olhar da Psicologia sobre a Depressão”.

No segundo dia de evento, as palestras irão discutir o tema “Estratégias de Enfrentamento”. Participarão das discussões a psicóloga Sílvia Morais, que falará sobre “A Importância da Espiritualidade no Bem-Estar”, e o professor do Colegiado de Psicologia Alexandre Barreto, que irá trazer as práticas integrativas e complementares no cuidado em saúde mental.

De acordo com a estudante de Psicologia que integra a organização do simpósio, Ana Letícia Oliveira, o evento é importante, pois oferece práticas que podem auxiliar pessoas com depressão. “Numa demanda como a depressão os envolvidos precisam saber agir e, assim, poder fazer o encaminhamento correto para um profissional”, conta. Para Letícia, também é papel da Universidade ofertar espaços de discussão sobre a depressão com profissionais qualificados.

Lisam – Atividade de extensão universitária, a Liga Interdisciplinar de Saúde Mental foi fundada em 2017 por estudantes de Medicina e Psicologia da Univasf. Seu objetivo é disseminar conhecimento sobre saúde mental, através de oficinas, eventos e rodas de conversas.