Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Estudos da Univasf trabalha com ferramentas computacionais que auxiliam em projetos de Engenharia

publicado: 28/12/2017 12h09 última modificação: 29/12/2017 07h57
João Pedro Ramalho
Exibir carrossel de imagens Ludimilla Andrade Resultados do primeiro curso promovido pelo NERG foram expostos na X Scientex

Resultados do primeiro curso promovido pelo NERG foram expostos na X Scientex

Com a intenção de estudar e divulgar ferramentas gráficas computacionais de uso livre, como Revit, AutoCAD e SketchUp, todas relacionadas à criação e modelagem de projetos arquitetônicos e de engenharia, foi criado o Núcleo de Estudos em Representação Gráfica Computacional (NERG). O NERG é formado por 13 estudantes do 7º período e quatro professores do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, o Núcleo iniciou suas atividades este ano, tendo promovido, em novembro, um curso de capacitação para seus membros, acerca do software Revit.

O curso sobre o Revit foi supervisionado pela professora Sílvia Coêlho, uma das coordenadoras do NERG, e ministrado por dois estudantes que integram o Núcleo e já possuíam conhecimento sobre o software. A ferramenta trabalha com o conceito de Modelagem da Informação da Construção (BIM, em inglês) e permite a criação de modelos virtuais tridimensionais, integrando os projetos de arquitetura, estrutura e instalações e permitindo visualizar as interferências entre as diferentes etapas do projeto. Participaram do curso dez estudantes membros do NERG, além de outros dois discentes, um de Engenharia Civil e outro de Engenharia Agrícola e Ambiental, que desenvolveram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) com o software.

Durante a capacitação, que aconteceu no Laboratório de Topografia e Geoprocessamento, localizado no Campus Juazeiro (BA), foi lançada a proposta de que os estudantes modelassem, no Revit, os blocos de salas de aula e dos colegiados do campus. A partir disso, eles se dividiram em duplas e selecionaram determinados espaços de convivência social, como a biblioteca e a cantina, com o objetivo de sugerir propostas de intervenção para melhoria do conforto térmico e da eficiência energética. Os resultados e a avaliação deste primeiro curso foram apresentados pela equipe por meio de uma exposição, durante a X Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf, realizada entre os dias 4 e 6 de dezembro.

A professora Sílvia Coêlho explica que a intenção do Núcleo não é apenas aprender a dominar as ferramentas gráficas, mas, a partir delas, agregar outros conteúdos que facilitem o estudo em áreas transversais, como arquitetura bioclimática, patrimônio histórico, compatibilização e gestão de processos de edificações, entre outras. Ela ainda conta que os melhores trabalhos desenvolvidos nas atividades do NERG e que envolvam a modelagem de prédios da Univasf serão apresentados à Assessoria de Infraestrutura (Infra), como sugestões para melhoria das instalações da Universidade.

De acordo com Sílvia, uma das vantagens da participação dos estudantes no NERG e nas atividades promovidas pelo Núcleo consiste na capacitação para a atuação no mercado, uma vez que muitos dos futuros escritórios e demais postos de trabalho utilizam as ferramentas gráficas gratuitas. Ela afirma que, enquanto futuros profissionais de engenharia, os discentes não deverão trabalhar com a criação de projetos arquitetônicos; contudo, poderão trabalhar com a modelagem dos mesmos.

Para a professora, outra consequência positiva da criação do Núcleo deverá incidir sobre as próprias disciplinas de Engenharia Civil. “Quanto mais alunos eu tenho envolvidos nos nossos cursos, mais os outros professores poderão utilizar essas ferramentas nas aulas”, comenta Sílvia.

O estudante Rafael Batista, um dos integrantes do NERG, também acredita que a criação do NERG e a participação dos estudantes é importante para o curso. “A ideia é capacitar a Universidade, já que nós, alunos de Engenharia, não temos nada disso. E nós pensamos esse núcleo pra justamente suprir essa deficiência que temos no nosso curso”, afirma o discente.

NERG – O Núcleo de Estudos em Representação Gráfica Computacional é coordenado pela professora Sílvia Coêlho e pelos professores Sérgio Motta, Paulo César Rodrigues e Fábio Barbosa. Todos os estudantes que compõem o NERG são voluntários; porém, a equipe irá concorrer a uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (Pibex), em 2018. De acordo com Sílvia Coêlho, as próximas ações planejadas pelo NERG são novos cursos de capacitação, dessa vez sobre o AutoCAD e o SketchUp, além de visitas a instituições como orfanatos e abrigos de idosos, a fim de identificar patologias nas edificações, propor melhorias e capacitar os usuários para realizar as intervenções sugeridas.