Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Práticas inovadoras em educação serão discutidas na Univasf na próxima semana

Práticas inovadoras em educação serão discutidas na Univasf na próxima semana

publicado: 27/11/2017 17h06 última modificação: 27/11/2017 17h08
João Pedro Ramalho
Exibir carrossel de imagens Os palestrantes irão falar sobre “Novas formas de ensinar e aprender no ensino superior: tendências e desafios”.

Provocar uma reflexão sobre as práticas educativas dos professores universitários é o objetivo do IV Encontro de Práticas de Ensino Superior (EPES), que será realizado no dia 5 de dezembro, às 14h, no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Às 16h30, também ocorrerá a I Mostra da Univasf de Práticas Inovadoras do Ensino Superior no Vale do São Francisco, em que será promovido o compartilhamento de atividades realizadas por docentes que fujam aos modelos tradicionais de educação. As inscrições são gratuitas e estão abertas até quarta-feira (29) para docentes de todas as instituições de ensino superior da região.

Para se inscrever, basta acessar a plataforma online e preencher o formulário disponível. Já para a participação na Mostra, o professor interessado deve enviar um trabalho em que conte suas experiências com práticas consideradas inovadoras, como aliar a teoria e a prática, utilizar recursos das tecnologias da informação, entre outros. As orientações para a submissão estão listadas na área do usuário, acessada após a realização da inscrição.

O IV EPES terá como tema “Novas formas de ensinar e aprender no ensino superior: tendências e desafios”. Os palestrantes serão a professora da Universidade de Brasília (UnB), Nara Maria Pimentel, e o professor da Universidade de São Paulo (USP), José Manoel Morán. A mediação será feita pela docente da Univasf Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira.

O Encontro e a Mostra são organizados pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Univasf e integram a programação da X Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex). De acordo com a coordenadora pedagógica da Proen, Danielle Dantas, os dois espaços refletem as mudanças, em nível mundial, da abordagem do ensino nos últimos anos. “O foco tem sido uma participação maior do estudante, para que ele seja mais autônomo e que o professor trabalhe de forma mais complexa, ajudando o aluno a pensar como aplicar a teoria à prática”, explica Danielle.

Ela também conta que as rodas de conversa do projeto #Permita-se ajudaram a diagnosticar alguns pontos a serem melhorados no ensino na Univasf. O projeto foi promovido pela Coordenação Pedagógica entre os meses de agosto e outubro deste ano e buscou ouvir os discentes em suas angústias, medos, tristezas e demais sentimentos na vida acadêmica. Segundo Danielle, os encontros demonstraram a necessidade de investir em novas formas de ensinar, em uma articulação maior com a prática e na melhoria entre a relação aluno-professor, de forma que este último saia do centro do processo e dê mais espaço aos estudantes.

Ainda assim, ela acredita que certos aspectos já têm melhorado e atribui ao menos um deles à última edição do EPES. Em 2016, o Encontro teve o tema “Avaliação no Ensino Superior: classificar o desempenho ou avaliar a aprendizagem?” e, a partir de suas discussões, alguns professores da Univasf repensaram sua forma de agir em casos específicos. “Houve um aluno que, por questões psíquicas, precisou ser avaliado de forma diferente e os professores abraçaram isso de forma positiva, o que, de certa forma, foi um reflexo do que aconteceu no ano passado”, afirma Danielle.

registrado em: , , ,