Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove seminários de metodologia para estudantes universitários

Univasf promove seminários de metodologia para estudantes universitários

publicado: 14/03/2018 10h41 última modificação: 14/03/2018 10h41
Jaislane Ribeiro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, através do projeto de extensão “Seminários de Metodologia”, várias oficinas ao longo do ano sobre técnicas de pesquisa. Os cursos vão acontecer aos sábados, pela manhã ou à tarde, nos campi Juazeiro e Sede, em Petrolina. Serão disponibilizadas 60 vagas para cada oficina, sendo 50% destinadas a estudantes de pós-graduação e graduação da Univasf e 50% a alunos de outras instituições de ensino superior públicas ou privadas da região.

Os encontros terão duração de quatro horas e contarão com temáticas diferentes, que serão apresentadas por docentes de áreas diversas. A primeira oficina será realizada no dia 24 de março, na sala 28 do bloco de salas de aula, no Campus Sede, em Petrolina, a partir das 8h. A oficina será ministrada pelo coordenador do projeto, professor Fernando Souto, que irá abordar o tema “Pesquisa com documentos e arquivos”. Os interessados devem realizar a inscrição gratuita pelo site até o dia do curso.

De acordo com o professor Fernando Souto, o Seminário de Metodologia é uma oportunidade para os estudantes de pós-graduação adquirirem mais conhecimentos para desenvolver seus projetos. “O aluno irá se habilitar em várias técnicas de pesquisa, visto que, todo sábado um professor irá ministrar aulas com técnicas de pesquisa distintas”, ressalta. Para receber o certificado é preciso participar de 75% das aulas.

Programação das oficinas:

FERNANDO SOUTO

“Pesquisa com documentos e arquivos”.

Local: Núcleo temático ()

Data e hora: 24/03/18 - 8h

FERNANDA RODA

“Ferramentas de análise de conteúdo: software atlas.ti”.

Data e hora: 07/04/18 - 8h

ADELSON DIAS DE OLIVEIRA

“Metodologia de pesquisa (auto) biográfica: a entrevista narrativa, os diários, as fotobiografias, memoriais”.

Data e hora: 28/04/18 - 14h

HELDER FREITAS

“Metodologias Participativos em Intervenções  Sociotécnicas”.

Data e hora: 19/05/18

VANDERLEI CARVALHO

“Trabalhando com entrevistas e análise de conteúdo”.

Data e hora: 26/05/18 - 14h

LUCIANA DUCCINI

Técnicas de entrevista e modelos de análise: análise de conteúdo, do discurso e práticas discursivas”.

Data e hora: 30/06/18 - 14h

VANDERLÉA ANDRADE

“Metodologias da pesquisa narrativa”.

Data e hora: 25/08/18 - 8h

VANDERLÉA ANDRADE

“Trabalhando com Pesquisa Ação”.

Data e hora: 14/07/18 - 8h

SIMONE VISCARRA

“Pesquisa survey, construção de banco de dados e análise descritiva”.

Data e hora 19/10/18 - 8h

MARCELO H. P. DOS SANTOS

“Pensando em termos de variáveis e explicações causais”.

Data e Hora: 10/11/18 – 14h