Você está aqui: Página Inicial > SEAC-GR > Notícias-SEAC-GR > Prédio das pós-graduações do CCA é inaugurado pelo reitor da Univasf

Notícias

Prédio das pós-graduações do CCA é inaugurado pelo reitor da Univasf

publicado: 06/12/2018 18h03 última modificação: 06/12/2018 18h03
Klene Aquino | Gabinete da Reitoria


Foto: Nathalia Carvalho

Além de oferecer melhores condições de trabalho, o investimento na infraestrutura do local contribuiu para a aprovação dos dois doutorados que funcionarão no CCA, a partir de 2019  

A reforma realizada em um dos prédios do Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (CCA/Univasf) foi celebrada na terça-feira (04), em evento que marcou a inauguração oficial do novo espaço pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima. O prédio que passou por recente intervenção, para serviços de reparo e ampliação, foi dotado de melhor infraestrutura para dar suporte às atividades dos mestrados em Agronomia - Produção Vegetal; Ciência Animal e Ciências Veterinárias no Semiárido. As novas instalações, em pleno funcionamento desde julho deste ano beneficiam diretamente estudantes, professores e técnicos vinculados aos respectivos cursos, que passaram a dispor de ambientes mais adequados, entre os quais, miniauditório, sala equipada com computadores, copa e outras salas de apoio aos setores acadêmicos e administrativos.

Segundo Vitor Hugo, estudante do mestrado em Ciência Animal, um espaço reservado para os alunos proporcionou um ambiente mais favorável aos estudos. “Antes, nos laboratórios a gente não conseguia se concentrar”, comentou. De acordo com o diretor de pós-graduação, Mário Queiroz, a reforma ocorreu em um momento bastante oportuno, pois os professores perceberam a necessidade de melhorias na infraestrutura física do local para aprovação das propostas de doutorado, que tinham sido submetidas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e sinalizaram a reforma do prédio. “Esta é uma ação importante, porque a questão da infraestrutura também é levada em consideração pela Capes na avaliação dos cursos”, frisa Mário Queiroz.

À efetivação da obra, executada em apenas três meses, soma-se ao êxito da aprovação dos três primeiros doutorados da Univasf pela Capes, anunciada em outubro passado, - o de Ciência Animal e o de Ciências Veterinárias no Semiárido, ambos a serem ofertados no CCA, e o de Ciência dos Materiais que será sediado no campus de Juazeiro (BA), todos com início previsto para 2019, a partir do lançamento dos editais de seleção para ingresso das primeiras turmas.

O percurso evolutivo dos programas de pós-graduação na Univasf tem atraído pesquisadores de diferentes localidades. No caso do CCA, estão vinculados aos atuais cursos de mestrado, 116 estudantes e 58 docentes, entre efetivos e colaboradores que atuam diretamente nos programas, constituindo-se como ambiente promissor para o desenvolvimento científico da região, cujas linhas de pesquisa dialogam com as vocações e desafios do semiárido nordestino. O primeiro curso de mestrado, ofertado no CCA foi o de Ciência Animal, que este ano completou a sua primeira década. Para o reitor, Julianeli Tolentino, “estas conquistas elevam a Univasf a um patamar de maior reconhecimento junto à comunidade científica e à sociedade como um todo”, comemora.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPGI/Univasf), Jackson Guedes, a perspectiva é que estes programas possam ser estimulados por projetos internos e também com incentivo de parcerias com outras instituições do País e entidades de fomento. Entre os avanços para a concretização dos respectivos objetivos, ele citou a institucionalização da Política de Inovação (Política Institucional de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia de Inovação e Incentivos à Pesquisa Científica e Tecnológica da Univasf) aprovada, na semana passada, pelo Conselho Universitário (Conuni/Univasf).

Entre os membros que participaram do evento, professor Roberto Germano Costa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), convidado para compor a mesa de abertura, falou sobre as iniciativas da Univasf para a consolidação dos programas de pós-graduação. Ele que participou da construção do projeto do curso de mestrado em Ciência Animal, há dez anos, demonstrou a satisfação de voltar à Univasf no momento em que a instituição celebra novos êxitos. Em sua fala, os registros da memória, “tudo começou quando Petrolina, através da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da Univasf decidiu sediar a Sociedade Nordestina de Produção Animal”, lembrou, ressaltando os avanços institucionais, as possibilidades e oportunidades para a região e também para o fortalecimento das lideranças locais.  “A Univasf é uma universidade muito jovem e criada com um aspecto muito voltado para o desenvolvimento regional”, disse.

Em pronunciamento aos professores, técnicos e estudantes que participaram do ato de inauguração das novas instalações, seguido de um café da manhã, o reitor Julianeli Tolentino falou sobre a satisfação pela aprovação dos primeiros doutorados da Univasf. “Quem viu essa estrutura antes, vê a mudança. Priorizamos essa demanda, felizmente conseguimos, e continuaremos fazendo tudo que for necessário para que possamos manter essas estruturas, ampliá-las e, consequentemente, proporcionar, ainda mais, o ingresso de pessoas que buscam qualificação através desses programas. O nosso grande objetivo é que as primeiras vagas dos doutorados sejam lançadas o mais breve possível”. 

Durante o café da manhã, em diálogo com a comunidade acadêmica, em diversos momentos o reitor destacou a importância da formação de recursos humanos de alto nível, novos pesquisadores e o impacto da qualificação dos profissionais para o atendimento às demandas da população e dos setores produtivos locais. Mencionou os desafios enfrentados, em virtude do contingenciamento dos recursos pelo Governo Federal imposto a todas as Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior) e, também, o êxito da Univasf com as respostas positivas da Capes, pela aprovação de três doutorados em um intervalo de tempo de um mês, e recebidas com entusiasmo pela comunidade acadêmica. Julianeli Tolentino enfatizou, ainda “o esforço coletivo dos professores e técnicos para a criação de novos programas, inclusive de doutorado”, disse. 

Acesso Viário - Outros beneficiamentos contemplam obras para melhoria do acesso viário do CCA, que é localizado na zona rural de Petrolina (PE), acerca de 12 quilômetros do centro da cidade. A obra orçada em mais de R$ 2 milhões, segundo a Prefeitura Universitária (PU/Univasf), deverá ser concluída até março de 2019. Abrange iluminação e pavimentação de um trecho de mil metros nos dois sentidos da rodovia BR 407 que dá acesso ao campus, na altura do quilômetro 119. O serviço, iniciado em novembro, envolveu intervenções imediatas para a limpeza do local.

Cursos e Equipamentos - Atualmente, Além dos mestrados em Agronomia – Produção Vegetal, Ciência Animal, Ciências Veterinárias do Semiárido, estão sediados no CCA, a especialização em Práticas Hospitalares em Cães e Gatos e os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia. É neste campus onde também estão instalados o Museu Itinerante de Anatomia Animal, Núcleo de Ecologia e Monitoramento (Nema), Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga (Crad) e o Hospital Veterinário (HUV). O campus conta ainda com Biblioteca; Residência e Restaurante Universitários.

registrado em: ,