Você está aqui: Página Inicial > SEAC-GR > Notícias-SEAC-GR > Reitoria cria comissão interna para coordenar ações de prevenção ao Coronavírus (Covid-19) na Univasf

publicado: 13/03/2020 21h09 última modificação: 13/03/2020 21h09
Klene Aquino | Gabinete da Reitoria

Em virtude do cenário atual acerca do Coronavírus (Covid-19) e com base nas recomendações do Ofício-Circular nº 2/2020/CGLNES/GAB/SESU-MEC, o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino, instituiu nesta sexta-feira (13), a Comissão de Gerenciamento, Elaboração e Acompanhamento de Ações de Prevenção do Coronavírus (Covid-19). A equipe formada por servidores, docentes e técnicos da instituição, atuará junto à Administração Superior para elaboração e acompanhamento de diretrizes e procedimentos de prevenção e enfrentamento ao Covid-19, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia, no último dia 11 de março.

Em documento encaminhado a todos os setores da Univasf, a Reitoria informa sobre as medidas adotadas a fim de inibir a exposição de estudantes, servidores e demais membros da comunidade interna a fatores de risco, entre as quais, a suspensão de eventos extracurriculares que possam atrair grande número de pessoas, especialmente em ambientes fechados, com possibilidade de aglomerações. Outras iniciativas envolvem ações educativas, e medidas para aquisição de suprimentos de limpeza em ambientes de uso coletivo. As medidas alcançam todos os campi da instituição, nos estados de Pernambuco (Petrolina e Salgueiro), Bahia (Juazeiro, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso) e Piauí (São Raimundo Nonato).

De acordo com dados obtidos pela comissão interna junto aos órgãos de controle epidemiológico da região, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), conforme boletins das respectivas secretarias municipais de saúde, não há casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19). Segundo registros, as notificações de casos suspeitos nas duas cidades deram negativo para Covid-19. Nas demais localidades onde a Univasf possui campus físico, até a última consulta, realizada na tarde de hoje pela equipe do Subistema Integrado à Saúde do Servidor (Siass/Univasf), há registro de ocorrência de dois casos suspeitos, um no município de Paulo Afonso e outro no município de Senhor do Bonfim, ambos ainda sem comprovação, aguardando resultados dos exames. Em Salgueiro (PE) não existe nenhum caso notificado. Em São Raimundo Nonato a Univasf não obteve informações oficiais sobre ocorrências.

Reunião da Comissão Responsável
   Além do Siass/Univasf, a comissão presidida  pela professora  Maéve Melo, envolve médicos infectologistas e outros
profissionais de diferentes campos de formação; órgãos e unidades da instituição, entre os quais, Gabinete da
Reitoria, Hospital Universitário, Pró-reitorias, Superintendência de Gestão de Pessoas, setores de comunicação
(Seac-GR, Ascom, TV Caatinga) que se reuniram ontem (12) para definir ações imediatas e futuras com o objetivo
de minimizar os impactos do Covid-19, atuar na prevenção e fornecer informações oficiais à comunidade sobre à
pandemia no contexto local.

Acesse os documentos – Ofício-Circular | Portaria

registrado em: ,