Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1ª Semana do Meio Ambiente de Senhor do Bonfim promovida pela Univasf começa hoje (5)

publicado: 05/06/2017 14h42 última modificação: 05/06/2017 14h42
João Pedro Ramalho

O grupo de pesquisa Geografia, Ecologia Espacial e Modelagem Ambiental (GEMA), vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove, a partir de hoje (5), a 1ª Semana do Meio Ambiente de Senhor do Bonfim, com o tema “Água, gestão e inovação ambiental”. O evento é realizado em parceria com a prefeitura municipal e acontece no Campus Senhor do Bonfim, com atividades até a próxima quinta-feira (8).

Uma apresentação cultural e uma palestra sobre “Gestão das águas” irão formar a abertura do evento, que ocorrerá às 19h, no auditório da Univasf. A palestra será ministrada pela superintendente de Meio Ambiente do município, Bernadedth Rocha. O evento ainda conta com mesas redondas, com os temas “Conservação de Recursos hídricos” e “Impacto do Fogo sob o Bioma”, que ocorrerão amanhã (6) e na quarta-feira (7).

Também serão promovidas oficinas sobre “Biodiversidade na Caatinga”, “Arborização Urbana”, “Educação ambiental na gestão das águas” e “Áreas protegidas, ecoturismo e educação ambiental”, que iniciam amanhã e terão duração de dois dias. Na quinta-feira, o Projeto Caçuá de Educação Ambiental, vinculado à Superintendência de Meio Ambiente (SIEMA), fecha a programação, com a realização de oficinas sobre materiais recicláveis, na Escola Municipal Tomaz Guimarães, e sobre Educação Ambiental, na comunidade Caldeirão de Dentro.

Segundo a professora do Colegiado de Ecologia da Univasf Claudine Oliveira, que participa da organização do evento, a 1ª Semana do Meio Ambiente tem o objetivo de discutir a situação dos recursos ambientais, especialmente hídricos, na região de Senhor do Bonfim. “O município está sofrendo com racionamento de água há um tempo. Por isso, sentimos a necessidade de debater a conversação e a gestão desses recursos”, afirma Claudine.