Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1ª Semana do Meio Ambiente de Senhor do Bonfim promovida pela Univasf começa hoje (5)

Notícias

1ª Semana do Meio Ambiente de Senhor do Bonfim promovida pela Univasf começa hoje (5)

publicado: 05/06/2017 14h42 última modificação: 05/06/2017 14h42
João Pedro Ramalho

O grupo de pesquisa Geografia, Ecologia Espacial e Modelagem Ambiental (GEMA), vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove, a partir de hoje (5), a 1ª Semana do Meio Ambiente de Senhor do Bonfim, com o tema “Água, gestão e inovação ambiental”. O evento é realizado em parceria com a prefeitura municipal e acontece no Campus Senhor do Bonfim, com atividades até a próxima quinta-feira (8).

Uma apresentação cultural e uma palestra sobre “Gestão das águas” irão formar a abertura do evento, que ocorrerá às 19h, no auditório da Univasf. A palestra será ministrada pela superintendente de Meio Ambiente do município, Bernadedth Rocha. O evento ainda conta com mesas redondas, com os temas “Conservação de Recursos hídricos” e “Impacto do Fogo sob o Bioma”, que ocorrerão amanhã (6) e na quarta-feira (7). 

Também serão promovidas oficinas sobre “Biodiversidade na Caatinga”, “Arborização Urbana”, “Educação ambiental na gestão das águas” e “Áreas protegidas, ecoturismo e educação ambiental”, que iniciam amanhã e terão duração de dois dias. Na quinta-feira, o Projeto Caçuá de Educação Ambiental, vinculado à Superintendência de Meio Ambiente (SIEMA), fecha a programação, com a realização de oficinas sobre materiais recicláveis, na Escola Municipal Tomaz Guimarães, e sobre Educação Ambiental, na comunidade Caldeirão de Dentro.

Segundo a professora do Colegiado de Ecologia da Univasf Claudine Oliveira, que participa da organização do evento, a 1ª Semana do Meio Ambiente tem o objetivo de discutir a situação dos recursos ambientais, especialmente hídricos, na região de Senhor do Bonfim. “O município está sofrendo com racionamento de água há um tempo. Por isso, sentimos a necessidade de debater a conversação e a gestão desses recursos”, afirma Claudine.