Notícias
1° Congresso Internacional de Arqueologia acontecerá no Campus Serra da Capivara da Univasf
O Campus Serra da Capivara da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato (PI), sediará o 1° Congresso Internacional de Arqueologia (CIARQ), que será realizado de 7 a 9 de julho. Com o tema “Arqueologia e Patrimônios entre Margens para Além de Fronteiras”, o evento ocorrerá simultaneamente com o 2° Simpósio de Arqueologia e Patrimônio do Laboratório de Preservação Patrimonial (SAPA) e a 1ª Mostra Audiovisual Aphetos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até 6 de julho.
Os interessados em participar devem se inscrever através de formulário online. O 1° CIARQ é realizado pelo Laboratório de Preservação Patrimonial da Univasf (Lapa), Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial (Carqueol) e pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PParque). A iniciativa visa promover o diálogo sobre questões contemporâneas através de práticas que buscarão experimentar realidades arqueológicas e patrimoniais, com diferentes enfoques temáticos, teóricos e metodológicos.
Com uma programação composta por palestras, mesas redondas, Grupos de Trabalho (GTs) e apresentação de pesquisas, no formato de comunicação oral e banner, o evento será dividido em três eixos temáticos. O primeiro dia será dedicado ao eixo “Passados-Presentes Indígenas e Afropindorâmicos”. O segundo, ao eixo “Coisas, Museus e Patrimônios”; e o terceiro ao eixo “Arqueologias para além das Fronteiras do Tempo e do Espaço”. As palestras e GTs serão realizados no auditório e as comunicações, em salas de aula. Já as apresentações dos banners ocorrerão no salão da biblioteca.
O 1° CIARQ contará com a presença de convidados do país e do exterior. No último dia, haverá a palestra do professor Andrés Troncoso, da Universidad de Chile, que abordará o tema “Arte rupestre crisis socio-ecológica y futuros otros”. O evento também contará com a apresentação de trabalhos submetidos por pesquisadores de Moçambique, Portugal, Peru e de diferentes regiões do Brasil.
A 1ª Mostra Audiovisual Aphetos exibirá produções audiovisuais oriundas de diferentes regiões sobre arqueologia, patrimônios, memória, territórios e saberes. Durante o evento, será realizado o prêmio Fátima Luz, criado em 2019 para homenagear a arqueóloga de mesmo nome. A premiação contemplará trabalhos que fazem parte dos eventos CIARQ e SAPA, reconhecendo a excelência acadêmica, o impacto sociopolítico e o rigor científico de trabalhos apresentados por estudantes, profissionais e pesquisadores na área da Arqueologia. O edital do prêmio Fátima Luz está disponível no site do evento.
O professor Alencar Miranda de Amaral, membro da organização do CIARQ, afirma que o evento contribui para consolidar e divulgar as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PParque) e do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial (Carqueol) da Univasf. “O evento é relevante tanto por oportunizar à comunidade do Campus Serra da Capivara e às pessoas da região um momento de troca e de debates com pesquisadores de diferentes partes do Brasil e da América do Sul”, comenta Amaral.
O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Mais informações sobre o 1° Congresso Internacional de Arqueologia (CIARQ) estão disponíveis no site e no Instagram.