Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Desafio Solidário promovido pela Fórmula SAE Carcará arrecadou agasalhos para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica

publicado: 31/07/2020 13h54 última modificação: 31/07/2020 13h54
Gersica Brito

No desafio, as equipes conseguiram arrecadar aproximadamente 300 peças de roupa.

Um desafio. Uma proposta com o intuito de incentivar estudantes a realizar uma ação em prol de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. Esta foi a ideia da equipe da Fórmula SAE Carcará (FSAE Carcará), projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ao realizar o 1º Desafio Solidário. Estudantes que fazem parte de projetos de extensão, empresas juniores e atléticas de Engenharia do Campus Juazeiro (BA) foram os desafiados. Em 11 dias, as equipes conseguiram arrecadar aproximadamente 300 peças de roupa, entre as quais agasalhos e lençóis.

Além do FSAE Carcará, participaram do desafio os projetos de extensão Baajatinga, F-Carranca e Cactus Rockets; as empresas juniores Solucione, Concretize, Cultive, Inove e Energize; e a atlética de engenharia Aríete. O objetivo do desafio era arrecadar peças de vestuário e agasalhos a serem encaminhados a moradores de rua e pessoas em vulnerabilidade socioeconômica das duas cidades, que tiveram suas situações de vida agravadas devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Todas as equipes trabalharam para arrecadar as doações junto à população de Petrolina e Juazeiro, no período de 23 de junho a 3 de julho. A FSAE Carcará foi a equipe que conseguiu arrecadar o maior volume de doações, num total de 147 peças. O estudante de Engenharia de Produção Caio Felipe Dias Costa, que integra o Diretório Administrativo da FSAE Carcará, conta que as peças foram encaminhadas para o Movimento Doe 1kg, em Juazeiro, e para a Organização Não-Governamental (ONG) Água para Irmãos com Sede, em Petrolina, que irão fazer a distribuição das doações.

Caio Costa destaca que a característica que une todas as equipes que participaram do desafio é a atuação em projetos e ações de extensão universitária e o contato com a comunidade externa. “Todas as equipes atuando separadas já têm um potencial de influência muito grande. Logo, acreditamos que com a união de todas conseguimos impactar de uma maneira ainda maior. Vimos que de fato isso é possível e pretendemos repetir ações como essas muito mais vezes”, finaliza o estudante.