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“Ansiedade e depressão nos filhos: possibilidades de ações para pais e cuidadores” será tema de roda de conversa na Univasf

publicado: 05/09/2019 16h03 última modificação: 06/09/2019 10h32
Layla Shasta

Desânimo, angústia e inquietação são alguns sentimentos que podem afligir crianças e adolescentes, situação capaz de causar grande preocupação em pais e responsáveis de jovens em fase de desenvolvimento social e escolar. É diante deste cenário que será realizada a roda de conversa “Ansiedade e depressão nos filhos: possibilidades de ações para pais e cuidadores”, organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (NUPIE) e pelo Centro de Práticas e Estudos em Psicologia (CEPPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A ação é gratuita e vai acontecer na próxima quinta-feira (12), às 18h30, na sala de Núcleo Temático 3 (NT 3), localizada no bloco de salas de aula do Campus Sede, em Petrolina (PE).

Há 50 vagas disponíveis para o evento e os interessados em participar devem preencher um formulário online até o encerramento das vagas existentes. O objetivo da ação é proporcionar trocas de experiências entre pais e cuidadores, além de possibilitar um momento de escuta e atenção a este público.

A roda de conversa terá como facilitadores os profissionais Corina Borri-Anadon, professora da Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá); Emily Silva, psicóloga e mestranda em Psicologia na Univasf; Melina Pereira, psicóloga do CEPPSI; Taciana Albuquerque, estagiária do CEPPSI, e o professor Marcelo Ribeiro, do Colegiado de Psicologia e coordenador do NUPIE.

De acordo com Ribeiro, a escolha da temática do evento surgiu diante da necessidade das famílias em discutir questões relacionadas à depressão e ansiedade em crianças e adolescentes. Segundo ele, pais e responsáveis também se encontram aflitos diante desta realidade e precisam ser ouvidos. Para o professor, esta problemática tem mobilizado a sociedade em geral e, por isso, a atividade “vai ao encontro de uma demanda social”.