Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proteção solar em edificações será tema de Ciclo de Palestras no Campus Sede da Univasf

Notícias

Proteção solar em edificações será tema de Ciclo de Palestras no Campus Sede da Univasf

publicado: 26/04/2017 15h30 última modificação: 26/04/2017 15h32
João Pedro Ramalho

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Assessoria de Infraestrutura (Infra), irá promover o Ciclo de Palestras “Soluções para proteção solar em edificações”. Serão realizadas duas sessões amanhã (27), às 18h, no auditório da biblioteca, Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento é gratuito e conta com apoio da Hunter Douglas do Brasil. O Ciclo de Palestras é destinado a estudantes e profissionais das áreas de Arquitetura, Engenharia e construção. As inscrições serão feitas no local, com a finalidade de emitir certificados aos participantes.

A primeira palestra terá o tema “Persianas, cortinas e toldos – Conforto visual, conforto acústico, proteção UV e sustentabilidade”, e será ministrada por Viviane Zorzete, gerente de Trade Marketing da Hunter Douglas. Já a segunda sessão será mediada pela arquiteta Girlene Lima, com o tema “Soluções arquitetônicas – Sistema de proteção e renovação de fachadas”.

De acordo com Sérgio Motta, assessor da Infra e professor do Colegiado de Engenharia Civil da Univasf, o tema escolhido para as palestras precisa ser mais debatido no Vale do São Francisco, já que as construções locais são pouco projetadas para a proteção solar. “Estamos em uma região caracterizada por um clima muito agressivo em relação ao ambiente construído. Sentimos então a necessidade de trabalhar as questões da insolação, da proteção das fachadas e da proteção dos ambientes internos em relação à elevação dos índices de conforto térmico”, observa Motta.

Esta é a primeira ação de caráter informativo realizada pela Assessoria de Infraestrutura da Univasf e a primeira direcionada também à comunidade externa. Para Sérgio Motta, este deve ser um dos papéis que a Universidade deve cumprir. “Quando nós informamos estudantes e profissionais sobre as discussões de ponta nas temáticas, estamos incidindo diretamente sobre a melhoria da região. E essa também é uma ação que reflete diretamente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, por mais que não pareça estar diretamente ligada a elas”, afirma o professor.